Anvisa atualiza regras sobre dispensação de antimicrobianos

Anvisa atualiza regras sobre dispensação de antimicrobianos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta terça-feira (23/2), no Diário Oficial da União a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 471/21 que dispõe sobre os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de antimicrobianos, atualizando regra anterior.

A nova resolução também se aplica a sais, éteres, ésteres e isômeros das substâncias antimicrobianas. Pela regra, farmácias e drogarias privadas, assim como as unidades públicas de dispensação municipais, estaduais e federais devem dispensar os medicamentos antimicrobianos, mediante retenção de receita e escrituração nos termos apresentados na RDC.

De acordo com o texto da nova resolução, a prescrição de medicamentos antimicrobianos deverá ser realizada em receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde, não havendo um modelo de receita específico. A receita deve ser prescrita de forma legível, sem rasuras, em duas vias.

publicidade inserida(https://action.metaffiliation.com/trk.php?mclic=P510B9B57573121349)

A prescrição deve conter: identificação do paciente; nome do medicamento ou da substância prescrita, sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dose ou concentração, forma farmacêutica, posologia e quantidade; identificação do emitente – nome do profissional com sua inscrição no Conselho Regional ou nome da instituição, endereço completo, telefone, assinatura e carimbo; e data da emissão.

Segundo a RDC, a receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional por dez dias a contar da data de sua emissão. Ela poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos desde que não sejam sujeitos a controle especial, lembrando que não há limitação do número de itens contendo medicamentos antimicrobianos prescritos por receita.

A prescrição deverá conter a indicação de uso contínuo, com a quantidade a ser utilizada para cada 30 dias. Em situações de tratamento prolongado, ela poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 dias a contar da data de sua emissão.

No caso de tratamentos relativos aos programas do Ministério da Saúde que exijam períodos diferentes do mencionados na resolução, a prescrição e a dispensação deverão atender às diretrizes do programa.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O farmacêutico não poderá aceitar receitas posteriores ao prazo de validade estabelecido nos termos da RDC. A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas só poderá acontecer com a retenção da segunda via da receita, devendo a primeira via ser devolvida ao paciente. A receita deve ser aviada uma única vez e não poderá ser utilizada para aquisições posteriores, salvo nas situações previstas pelo órgão regulador.

No ato da dispensação, devem ser registrados nas duas vias da receita os seguintes dados: data da dispensação, quantidade aviada do antimicrobiano, número do lote do medicamento dispensado e a rubrica do farmacêutico, atestando o atendimento, no verso da receita.

A RDC 471/21 pode ser conferida na íntegra no Diário Oficial da União, no site da Imprensa Nacional, do Governo Federal.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, ANVISA, Assuntos Regulatórios

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS