Instalada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás, o laboratório Brainfarma está realizando testagem em massa para Covid-19 entre seus colaboradores. No último balanço, entre os cerca de 600 testes realizados, a empresa descobriu 113 casos positivos na unidade.
A companhia farmacêutica pertence ao grupo Hypera Pharma, que tem em seu portfólio, entre outros medicamentos, Doril, Apracur, Adera D, Estomazil, Coristina, Neosoro, Lacto Purga e Epocler.
De acordo com levantamento do Portal 6, o número de infectados encontrados entre os funcionários da empresa representa 22,3% do total de casos confirmados (503) em Anápolis até segunda-feira 15/6.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Segundo a companhia, os colaboradores com suspeita da Covid-19 ou mesmo de sintomas gripais são afastados imediatamente para cumprir a quarentena. “Todos estão sendo testados para confirmação ou não”, revelou ao Portal 6 a assessoria de comunicação da companhia.
Empresa já havia afastado profissionais terceirizados antes
No mês passado, a Brainfarma havia afastado 21 funcionários da Rio Verde, empresa terceirizada que presta serviços de construção para expansão de sua fábrica.
Em nota, a Brainfarma informou que “tão logo comunicada sobre a confirmação de caso positivo de Covid-19 na Rio Verde, solicitou o afastamento de trabalhadores de dois alojamentos da terceirizada”. Segundo a empresa, eles foram monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Até aquele momento, de acordo com a empresa, nenhum colaborador da fábrica havia sido afastado por estar contaminado pelo novo coronavírus. “Os funcionários da obra de expansão não têm nenhum contato com os colaboradores da operação normal da Brainfarma, que seguem trabalhando, como atividade essencial para o fornecimento de medicamentos”, disse o laboratório em nota.
A Brainfarma revelou que, desde abril, a fim de manter as atividades essenciais para o fornecimento de medicamentos, reforçou medidas de saúde e segurança na fábrica. Entre elas, medição de temperatura na entrada com termômetros de infravermelho, uso obrigatório de máscaras de proteção, higienização das mãos com álcool em gel, além de atendimento a regras de distanciamento entre pessoas na unidade.
Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.