O farmacêutico propagandista apresenta as novidades de uma determinada empresa ou marca para os médicos, prestando, dessa maneira, uma consultoria de informações importantes para o funcionamento do consultório. Contudo, em meio à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), essa atividade também tem sido afetada. Nesse sentido, algumas indústrias farmacêuticas já estão desenvolvendo iniciativas virtuais, como é o caso da EMS, que inovou e acaba de lançar um sistema de propaganda médica digital.
Segundo a EMS, a iniciativa funciona em parceria com a com a Close-Up, auditoria mundial da área de prescrição médica. Por meio da visitação eletrônica/digital, o propagandista pode apresentar ao profissional de saúde as novidades da indústria farmacêutica sem nenhum dos dois precisar se deslocar.
A companhia ainda destaca que a ferramenta funciona em integração ao sistema já utilizado pelo laboratório para a gestão das visitas físicas, o que vai permitir que as ações se complementem, de modo que os formatos (digital e presencial) passem a coexistir, em um modelo híbrido e inovador de abordagem em propaganda médica no Brasil.
“Mantemos o nosso compromisso de apresentar ao mercado soluções diferenciadas para o setor e, mais uma vez, a EMS está na vanguarda dos processos farmacêuticos, pretendendo se consolidar também no universo digital”, explicou o diretor da unidade de negócios de prescrição médica da EMS, Joaquim Alves, em nota enviada à equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Ele complementa: “Apesar do tempo recorde, tudo foi feito com muita cautela e planejamento para que a nova proposta seja assertiva e garanta que os nossos quase dois mil colaboradores da área de propaganda médica acompanhem essa revolução digital de maneira segura. O colaborador entendeu que o processo digital não é uma tecnologia de substituição e sim de complementação”.
De acordo com a empresa, o ambiente virtual pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo com conexão de internet, como tablet, celular e notebook. A EMS destaca que o método já está em uso há 6 semanas por gerentes distritais e regionais da companhia, que têm estabelecido contato com médicos de diversos Estados brasileiros.
Segurança do sistema
A indústria farmacêutica também enfatiza que outro ponto que se destaca no sistema está relacionado à segurança, pois, cada visita gera um código individual e o médico só consegue acessar a sala de conferência com o propagandista por meio dessa ‘chave de entrada’ única.
Inovação e expectativas
Para Alves, a iniciativa é inovadora: “Ampliamos o nosso olhar, fomos além do setor. Buscamos inspirações em segmentos tecnologicamente à frente do nosso, do ponto de vista de inovação digital. Aproveitamos os ensinamentos e os adaptamos para o ramo farmacêutico. Assim, pretendemos incrementar a área de propaganda médica com o aval e engajamento dos próprios profissionais de Medicina, nas mais diversas especialidades, ganhando um diferencial competitivo no mercado”, explica o executivo.
Segundo a EMS, a expectativa com a nova ferramenta visa “aumentar o alcance do laboratório, que hoje atinge entre 30% e 40% dos 530 mil médicos do País e, com isso, levar de maneira ágil e interativa ainda mais soluções inovadoras à classe médica, além de ampliar o acesso da população à saúde. Além disso, com esse novo modelo de trabalho, a média de visitas médicas por mês deve aumentar em 20%”.
Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.