Covid-19: empresa desenvolve versão inalável do remdesivir

Covid-19: empresa desenvolve versão inalável do remdesivir

A Gilead Sciences está trabalhando em novas versões, mais fáceis de administrar, do antiviral remdesivir para a Covid-19. Uma delas é por meio da inalação, conforme revelou a agência Reuters. Outras empresas também estão procurando alternativas para fazê-lo funcionar melhor, caso da Roche e da Eli Lilly, que estão testando drogas em combinação com o remdesivir para pacientes gravemente doentes.

No curto prazo, a Gilead estuda como sua formulação intravenosa existente do remdesivir pode ser diluída para uso com um nebulizador, segundo revelou o G1. A ideia é que assim tornaria o medicamento mais diretamente disponível para as vias aéreas superiores e o tecido pulmonar, já que o novo coronavírus é conhecido por atacar os pulmões. Também permitiria o tratamento precoce de pacientes com coronavírus que não são hospitalizados.

A empresa revela que, no longo prazo, está explorando uma formulação de injeção subcutânea do remdesivir, bem como versões de pó seco a serem inaladas. O medicamento não pode ser administrado como pílula, pois possui uma composição química que se degradaria no fígado, e a formulação intravenosa é usada apenas em hospitais.

De acordo com a Gilead, a ideia é criar versões do remdesivir que possam ser usadas fora de hospitais, incluindo a inalável, depois que os testes mostraram eficácia moderada do medicamento administrado por infusão.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O laboratório revelou ainda que está buscando maneiras de usar o remdesivir mais cedo no curso da doença, inclusive por meio de formulações alternativas. Outros antivirais, como o medicamento de influenza Tamiflu, funcionam melhor quando administrados o mais cedo possível depois que alguém é infectado.

Novo estudo mostra resultados com tratamento mais curto

De acordo com um novo estudo publicado pelo The England Journal of Medicine nesta semana, o remdesivir mostra resultados parecidos em tratamentos de 5 ou 10 dias. Segundo a Gilead, a terapia mais curta poderia aumentar o suprimento limitado do medicamento. Os primeiros testes com o seu uso foram divulgados em maio e mostraram uma redução no tempo de recuperação dos pacientes graves.

O estudo envolveu 397 pessoas hospitalizadas com Covid-19 grave, sendo que a maioria não precisou usar ventilador. A Gilead informou que 14 dias após o tratamento com a droga intravenosa, 64% dos pacientes tratados por 5 dias e 54% dos tratados por 10 dias apresentaram alguma melhora clínica. Por outro lado, também na marca de duas semanas, 8% dos pacientes no grupo de 5 dias e 11% dos pacientes no grupo de 10 dias morreram.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

 

A nova pesquisa comparou os dois períodos, 5 eu 10 dias de administração do medicamento, mas sem incluir o placebo – ou seja, não mostra se há um resultado promissor em relação aos pacientes que não recebem o novo medicamento.

Desenvolvido pela Gilead, o remdesivir é um medicamento experimental – não foi aprovado para tratar qualquer doença até agora e não está disponível para compra no Brasil. O medicamento foi originalmente pensado para tratar hepatite, mas não funcionou; também foi testado para o ebola, sem resultados promissores, como noticiou o jornal The New York Times.

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente 

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Indústria Farmacêutica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS