Sanofi e Luminostics desenvolvem o primeiro autoteste para Covid-19

Sanofi e Luminostics desenvolvem o primeiro autoteste para Covid-19

A farmacêutica francesa Sanofi em parceria com a startup norte-americana Luminostics desenvolvem o primeiro autoteste para detectar a presença do novo coronavírus. A solução utiliza um smartphone para a operação.

Um dos diferenciais é que o teste poderá ser realizado pelo próprio consumidor em casa, sem auxílio de um profissional ou laboratório. É o primeiro do gênero. “O objetivo da parceria é fornecer um teste ao público geral que possa detectar o vírus da Covid-19 com alta sensibilidade e especificidade para amostras respiratórias”, diz a Sanofi em nota enviada ao Portal do ICTQ.

De acordo com a Sanofi, a solução se baseia na tecnologia exclusiva da Luminostics, que utiliza a unidade ótica de um smartphone comum emparelhado com um adaptador de baixo custo em combinação com um dispositivo inteligente de detecção de sinal quimioluminescente, ambos produzidos pela parceira norte-americana e compatíveis com a maioria dos celulares. A quimioluminescência é a redução de luz em consequência de uma reação química.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Um aplicativo (Android ou iOS) é utilizado para instruir o usuário sobre como executar o teste, capturar e processar os dados, além de exibir o resultado. “Nossos hardware e software aproveitam inovações patenteadas em nanotecnologia, química de materiais e processamento de sinais para permitir diagnósticos de alta precisão e baixo custo”, afirma em seu site a Luminostics.

De acordo com a empresa norte-americana, sua principal inovação é um novo tipo de nanopartícula que é detectada com muita sensibilidade usando a câmera e o flash de um smartphone em combinação com seus hardware e software proprietários. “Nossos nanomateriais brilham no escuro e permitem leituras de partículas minúsculas, cerca de 100 a 1.000 vezes menores em comparação aos ensaios tradicionais. Podemos detectar bactérias em concentrações de 100 a 1.000 células por mL”, diz a empresa norte-americana.

Produto poderá chegar este ano

“Nosso objetivo é fornecer uma solução baseada em smartphone que elimine a necessidade atual de administração por profissionais de saúde ou testes de laboratório”, afirma a Sanofi. Um aplicativo de autoteste apresenta diversas vantagens, segundo a empresa, como o fácil acesso e disponibilidade para pacientes em milhares de pontos de venda e “a disponibilidade imediata de resultados, permitindo rápida tomada de decisões, proporcionando aos consumidores benefícios de saúde pública e de custos diretos”.

Outra vantagem apontada pela empresa francesa é que nenhum contato interpessoal é necessário para realização do teste, reduzindo o risco de infecção para o paciente, profissional de saúde e equipe do laboratório. O tempo total, desde a coleta de amostras aos resultados, não deve passar de 30 minutos, de acordo com a Sanofi.

A solução ainda está em desenvolvimento e sujeita à obtenção das autorizações regulatórias necessárias. “Se as atividades de desenvolvimento forem conduzidas com sucesso, o objetivo é ter uma solução de autoteste disponível ao consumidor antes do final de 2020, após a obtenção das autorizações regulatórias necessárias”, afirma a empresa.

Na parceria, a Luminostics entra com a tecnologia e o adaptador e a Sanofi usará sua rede de distribuição global, bem como seus recursos científicos de pesquisa e de fabricação. O valor do investimento no projeto não foi divulgado.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS