Na última segunda-feira (24/02), a farmacêutica Sanofi anunciou que estuda a possibilidade de consolidar suas seis unidades de produção de princípios ativos e, posteriormente, fazer uma oferta de ações dessa companhia. Além disso, a empresa, que tem sede na França, deverá empregar cerca de 3,1 mil profissionais, daqui a dois anos. A informação foi divulgada por meio do jornal Valor Econômico.
Até 2022, a nova empresa deverá gerar cerca de € 1 bilhão (mais de R$ 4,8 bilhões), se tornando a segunda maior produtora de princípios ativos do mundo. A decisão sobre uma eventual cisão e listagem em bolsa também será tomada nos próximos dois anos. Segundo a Sanofi, a companhia deve manter cerca de 30% do capital social da farmacêutica.
O vice-presidente executivo de assuntos industriais globais, Philippe Luscan, deu mais detalhes sobre a iniciativa: "A nova entidade vai ser ágil como uma empresa independente e será capaz de desbloquear o seu potencial de crescimento, especialmente, na conquista de novas vendas a terceiros”, afirmou.
Leia também: 7 dicas para trabalhar no grupo Sanofi
Ainda de acordo com a informação divulgada, a Sanofi afirma que pretende comprar insumos da nova empresa por meio de um acordo de fornecimento de longo prazo.
Três dicas para trabalhar na Sanofi
A Sanofi está no Brasil desde 1919. Nesses mais de cem anos de atuação no País, o grupo ampliou suas atividades organicamente e por meio de diversas aquisições. Atualmente, a companhia é uma das maiores multinacionais do mercado farmacêutico brasileiro, operando com quatro unidades de negócio em saúde humana: Sanofi Farma, Sanofi Pasteur, Sanofi Genzyme e Medley. Até 2018, operava com mais de cinco mil colaboradores. Para quem deseja trabalhar no grupo, vale a pena ler as recomendações da diretora de Desenvolvimento de Talentos da Sanofi, Maria Lamin, publicadas com exclusividade pelo Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, em 2017.
- Perfil profissional − Existem habilidades e pré-requisitos diferentes para cada cargo aberto. Depende da posição e nível de senioridade da vaga. A Sanofi possui uma atuação diversificada em saúde, desde a prevenção ao cuidado diário, abrangendo o tratamento de doenças crônicas, raras e de alta complexidade. De maneira geral, a empresa busca profissionais que tenham a aspiração de melhorar continuamente, com capacidade de adaptação às mudanças do negócio e que demonstre valores importantes como integridade, coragem e trabalho em equipe.
- Áreas principais − O farmacêutico pode trabalhar em vários setores na empresa, seja atuando no campo industrial, no âmbito de suporte ou mesmo nas áreas de negócios.
- Competências − As habilidades específicas dependem da característica das vagas. Dependendo da área e posição almejada, diferentes requisitos técnicos, conhecimentos e habilidades serão solicitados – seja para um profissional experiente ou alguém ingressando agora na indústria.
Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.