A Sanofi está no Brasil desde 1919. Nesses quase cem anos de atividades no País, o grupo ampliou suas atividades organicamente e por meio de diversas aquisições. Atualmente, a companhia é uma das maiores multinacionais do mercado farmacêutico brasileiro, operando com quatro unidades de negócio em saúde humana: Sanofi Farma, Sanofi Pasteur, Sanofi Genzyme e Medley. Possui 5 mil colaboradores. Para quem deseja trabalhar no grupo, vale a pena ler as recomendações de Maria Lamin, diretora de Desenvolvimento de Talentos da Sanofi, publicadas com exclusividade pelo Portal do ICTQ.
1. Perfil profissional − Existem habilidades e pré-requisitos diferentes para cada cargo aberto. Depende da posição e nível de senioridade da vaga. A Sanofi possui uma atuação diversificada em saúde, desde a prevenção ao cuidado diário, abrangendo o tratamento de doenças crônicas, raras e de alta complexidade. De maneira geral, a empresa busca profissionais que tenham a aspiração de melhorar continuamente, com capacidade de adaptação às mudanças do negócio e que demonstre valores importantes como integridade, coragem e trabalho em equipe.
2. Áreas principais − O farmacêutico pode trabalhar em vários setores na empresa, seja atuando no campo industrial, no âmbito de suporte ou mesmo nas áreas de negócios.
3. Competências − As habilidades específicas dependem da característica das vagas. Dependendo da área e posição almejada, diferentes requisitos técnicos, conhecimentos e habilidades serão solicitados – seja para um profissional experiente ou alguém ingressando agora na indústria.
4. Habilidades necessárias − “Procuramos profissionais comprometidos em se aprimorar continuamente, capazes de se engajar e se adaptar a mudanças”, destaca Maria Lamin. “Para cargos de liderança, buscamos pessoas que incentivem suas equipes a trabalharem em cooperação com as várias áreas da organização, encontrem oportunidades para melhorar o ambiente de trabalho e encorajem o surgimento de novas ideias.”
5. Pós-graduação − O grupo busca profissionais atualizados e com a formação exigida para as posições oferecidas. Dependendo da área e cargo, a pós-graduação tem um peso maior.
6. Legislação − O conhecimento atualizado da legislação é sempre importante. Dependendo da área ou posição almejada, pode ter um peso mais relevante.
7. Dicas de ouro para concorrer a uma vaga:
- A regra de ouro número um é: antes de ingressar em um processo seletivo, observar as responsabilidades e requisitos que acompanham a descrição da vaga para entender o que a companhia busca naquele caso específico e ter a certeza de que a posição está de acordo com seus interesses e conhecimentos
- Preparar-se para as entrevistas, inteirar-se sobre o setor de atuação almejado
- Compreender o propósito e valores da empresa
- Estar motivado pelos desafios da posição
- Ser autêntico durante o processo seletivo
Mais sobre a Sanofi
Com aproximadamente 110 mil colaboradores e presente em mais de 100 países, a Sanofi é uma das cinco maiores farmacêuticas do mundo, com posições de liderança nos países emergentes e na América Latina.
Possui um portfólio diversificado que abrange medicamentos isentos de prescrição e produtos de consumo, bem como tratamentos em áreas terapêuticas como dor e inflamação, alergias, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças metabólicas, pediatria e oncologia, que ficam abrigados na unidade de negócios Sanofi Farma.
Já a Sanofi Pasteur atua em vacinas de uso humano, enquanto a Sanofi Genzyme é voltada ao desenvolvimento de terapias para doenças raras e biotecnologia.
No Brasil, a empresa opera com medicamentos genéricos e similares por meio da Medley, empresa com 20 anos de atuação no mercado nacional, que foi adquirida pelo grupo francês em 2009 e é uma das dez maiores do setor no País.