Caso Joice Hasselmann: reação adversa ao Stilnox pode ter causado perda de memória

Caso Joice Hasselmann: Stilnox pode ter causado perda de memória

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) revelou na quinta-feira (22/7) ter sofrido fraturas no rosto e na coluna, ter tido dois dentes quebrados, além de diversos hematomas pelo corpo, depois de ter despertado, inconsciente, no corredor do seu apartamento funcional em Brasília no domingo (18/7). Ela afirma não se lembrar do que aconteceu. Amnésia pode ser uma das reações do medicamento para insônia Stilnox (zolpidem), que a deputada tomou.

De acordo com a parlamentar, exames feitos no Hospital Sírio Libanês de Brasília em 20 de julho demonstraram que ela teve cinco fraturas no rosto, uma na coluna e diversos traumas pelo corpo. Segundo sua assessoria, “os médicos descartaram a possibilidade de uma queda acidental”, conforme apurou o Nexo Jornal. Joice afirmou que “tudo indica” que ela tenha sido vítima de um atentado.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/lancamento-inteligencia-visao-regulatoria-farma-ind?utm_campaign=IVR-JUL21&utm_medium=link-bio&utm_source=instagram&utm_campaign=IVR-JUL21&utm_medium=privado&utm_source=whatsapp)

Na sexta-feira, Joice prestou depoimento ao Departamento de Polícia Legislativa (Depol), órgão responsável por cuidar da segurança dos parlamentares “O Depol está ouvindo pessoas e analisando imagens do circuito fechado de TV do prédio em que a deputada reside”, afirmou a Câmara, em nota. A investigação está sob sigilo, conforme o Estadão.

Na madrugada do ocorrido, Joice afirmou que desligou a televisão e tomou o sedativo, como faz há 20 anos – “É igual água com açúcar”, disse, segundo o UOL – e adormeceu. Às 7 horas do dia seguinte, ela acordou de bruços, no chão, ensangüentada e com dores, sem se lembrar de nada.

Stilnox é indicado para o tratamento de curta duração da insônia aguda ou transitória (curta duração) em pacientes que tem dificuldade para adormecer ou manter o sono. De acordo com a bula do medicamento, sedativos e hipnóticos como o zolpidem podem causar amnésia anterógrada – esquecimento de fatos que aconteceram após tomar o medicamento –, que em geral ocorre algumas horas após administração. “Por essa razão, aconselha-se tomar o medicamento imediatamente antes de deitar, sendo importante assegurar condições favoráveis para um sono ininterrupto de 7 a 8 horas”, diz o texto.

Ainda segundo a bula, outras reações psiquiátricas podem ocorrer com o uso de sedativos e hipnóticos, como o zolpidem. Entre elas, nervosismo, exacerbação da insônia, pesadelos, irritabilidade, agitação, agressividade, ilusões, acessos de raiva, alucinações, comportamento inapropriado e outros distúrbios de comportamento. “Nesse caso, o medicamento deve ser descontinuado. Essas reações são mais prováveis de ocorrer em idosos”, conforme está escrito.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Sonambulismo e atitudes associadas também estão previstos, segundo a bula. Comportamentos complexos de sono, incluindo dormir enquanto caminha, dormir enquanto dirige, e engajar em outras atividades enquanto não estiver totalmente acordado, podem ocorrer após o primeiro ou qualquer uso subsequente do medicamento. “Pacientes podem ferir-se gravemente ou ferir outros indivíduos durante esses comportamentos. Essas lesões podem ser fatais”, assinala o texto.

‘Delirium’ – uma mudança repentina e grave no estado mental que faz com que uma pessoa pareça confusa ou desorientada – também pode ocorrer, conforme a bula. “Na manhã seguinte, você poderá não lembrar o que fez durante a noite. Essas atividades podem ocorrer se você ingerir ou não álcool junto com Stilnox ou tomar outros medicamentos que o deixem sonolento. Se você apresentar algum dos comportamentos acima, o tratamento com este medicamento deve ser interrompido e você deverá contatar o seu médico ou um funcionário da saúde”, diz o texto.

“Os efeitos adversos mais comuns (do Stilnox) são tontura, dor de cabeça e sonolência. Entretanto, há muitos outros que podem estar presentes, como perda de memória, alucinação, distúrbios visuais e comportamentos do complexo do sono”, salienta o farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

Segundo ele, o medicamento deve ser tomado imediatamente antes de dormir, pelo menos 7 a 8 horas antes do horário planejado para estar acordado, conforme prevê a bula. Além disso, é um medicamento que exige acompanhamento. “O médico prescritor deve reavaliar a insônia do paciente aproximadamente após 7 a 10 dias de uso desse medicamento. A decisão de extensão do seu uso cabe à equipe médica”, adiciona Poloni.

De acordo com o professor do ICTQ, o farmacêutico deve alertar o paciente que o zolpidem pode ter vários efeitos adversos e deve se ter cautela em sua utilização. “Esse medicamento deve ser tomado com o paciente pronto para dormir, já deitado. Isso porque ele pode levar a pessoa a andar e fazer outras atividades de maneira inconsciente, com prejuízo no estado de alerta, podendo causar sérias lesões”.

Sendo assim, operadores de máquinas, motoristas e pessoas que dependem do estado de alerta em funcionamento pleno devem evitar o medicamento. “Além disso, pode causar perda de consciência e dependência. Ele não deve ser consumido junto com álcool ou outros depressores do sistema nervoso central”, frisa Poloni.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia, Automedicação, Medicamentos

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS