A Biomm acaba de anunciar a divulgação de um acordo de parceria com a indiana Enzene Biosciences para disponibilizar à venda em território nacional, com exclusividade, o medicamento biossimilar teriparatida, indicado para o tratamento de osteoporose. A informação foi divulgada por meio da própria companhia farmacêutica em comunicado à imprensa, hoje (09/11).
De acordo com o informativo, a iniciativa foi motivada porque a indústria observou, por meio de um levantamento da Osteoporosis Foundation, que uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima dos 50 anos sofrerão de fraturas ósseas devido à doença em todo o mundo.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Já no Brasil, a Biomm destaca que um em cada três casos de fratura no quadril acontece em decorrência da osteoporose, entretanto, apenas 20% dos pacientes diagnosticados recebe tratamento adequado.
Contudo, a teriparatida da Enzene ainda se encontra em fase de registro junto às autoridades regulatórias da Índia. A previsão é de que essa medida seja estabelecida ainda este mês.
Disponibilidade no Brasil
Em comunicado, a companhia farmacêutica esclarece que a importação, comercialização e distribuição do produto no Brasil estarão sujeitas, ainda, à obtenção do registro perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e publicação do preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
Nesse sentido, a Biomm destaca que "manterá seus acionistas e o mercado [farmacêutico] em geral atualizados sobre o tema", ou seja, sobre o andamento da aprovação e possível disponibilização do medicamento em território nacional.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.