Medicamentos tarja preta são descartados em córrego

Medicamentos tarja preta são descartados em córrego

A Vigilância Sanitária fiscaliza descarte irregular de medicamentos jogados às margens do córrego Lajeado, em Campo Grande (MS). Foram recolhidos pela equipe três sacos repletos no local, segundo a TV Morena e o G1. Responsável pelos resíduos, quando identificado, estará sujeito a multa.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, chamou a atenção que a maioria dos medicamentos encontrados no local é de tarja preta, significando que, além de serem de uso controlado, só podem ser prescritos por médicos e vendidos mediante apresentação de receitas.

Entre os medicamentos, foram encontrados frisium, bromazepam, stilnox e ritalina, usados para o tratamento de depressão, ansiedade, sono e déficit de atenção. A vigilância recolheu todos os fármacos e irá analisar os lotes para saber de onde saíram e os responsáveis pelo descarte incorreto.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

A diretora do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MS), Kelle Slavec, reforçou, segundo o G1, que o descarte de qualquer tipo de medicamento deve ser feito levando o produto para farmácias, sejam elas populares ou particulares. Essas são obrigadas por lei a recolherem esse tipo de produto.

De acordo com a diretora, uma pesquisa feita pelo CRF-MS, em 2019, registrou que 85% dos moradores da região Centro-Oeste do Brasil fazem o descarte irregular dos medicamentos e 77% dessas pessoas declararam estarem tomando algum medicamento.

O descarte irregular segue em investigação e, se identificado, o responsável deve pagar uma multa que varia de R$ 100 a R$ 15 mil, apontou a reportagem do G1.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Medicamentos, Vigilância Sanitária

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS