Anvisa vai inspecionar indústrias na China que desenvolvem vacinas para Covid-19

Anvisa vai inspecionar indústrias na China que desenvolvem  vacinas para Covid-19

Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão até a China para realizar uma inspeção in loco em indústrias farmacêuticas que estão desenvolvendo vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19). Segundo matéria publicada no portal da revista Veja, a iniciativa deverá começar em dezembro de 2020, podendo durar até 30 dias para ser concluída.  

Ainda de acordo com as informações, uma das fábricas que será inspecionada é a Sinovac Biotech, responsável pelo desenvolvimento da vacina Coronavac, em parceria com o Instituto Butantan, que tem gerado uma crise política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador do Estado de São Paulo, João Doria.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A crise teve início após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ter anunciado, em 20 de outubro, a compra de 46 milhões de doses da Coronavac. Após o anúncio, Bolsonaro desautorizou seu subordinado e mandou cancelar o protocolo de compra do imunizante: “Presidente sou eu”, disse na ocasião.

O acordo havia sido fechado durante reunião do ministro Pazuello com governadores. “A vacina do Butantã será a vacina do Brasil”, disse o representante do Governo no anúncio, conforme o Estadão. A expectativa era de que a aquisição ocorresse até o fim do ano, após o imunizante obter registro da Anvisa, e que a vacinação começasse em janeiro. Para isso, o ministério informou que investiria R$ 1,9 bilhão na compra. O recurso extra seria liberado por medida provisória.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Apesar da crise política e da polêmica em torno do assunto, a Anvisa deixou claro, por meio de nota enviada à Veja, que a visita ao país asiático é um protocolo de inspeção comum, já utilizado nesse tipo de situação.

“As inspeções internacionais fazem parte da atividade da Anvisa e são fundamentais para a avaliação de plantas fabris que fornecem medicamentos com registro ao Brasil”, destacou o órgão sanitário.

A Agência continua: “No contexto das pesquisas por vacinas contra a Covid-19, a Anvisa está em processo de certificação das plantas fabris das vacinas de Oxford e da Sinovac/Butantan”, ressalta.

Segundo a Anvisa, o processo de liberação dos agentes para a inspeção das fábricas está em andamento: “A Certificação de Boas Práticas é uma avaliação in loco das condições e processos da linha de produção de um medicamento ou vacina e tem como objetivo verificar o cumprimento de critérios de qualidade essenciais para um medicamento. A Certificação é um pré-requisito para que um medicamento esteja no mercado", finaliza a nota.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Indústria Farmacêutica, ANVISA, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS