Inédito: mulher fica 152 dias com Covid-19 sem apresentar sintomas no Brasil

Inédito: mulher fica 152 dias com Covid-19 sem apresentar sintomas no Brasil

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelaram um caso que tem intrigado pesquisadores em saúde: uma mulher ficou 152 dias infectada pelo novo coronavírus (Covid-19) sem apresentar sintomas graves da doença. A informação foi publicada, nesta terça-feira (01/09), por meio do jornal O Globo.

Segundo as informações divulgadas na reportagem, os pesquisadores revelaram que o novo vírus ficou centenas de dias no organismo da mulher com capacidade de multiplicação, fato que, consequentemente, o torna contagioso. Este é o maior período já documentado de infecção pelo coronavírus.

A pessoa, que não teve sua identidade revelada, foi identificada como 'paciente número 3'. As únicas informações divulgadas sobre a mulher são que ela é profissional de saúde e mora no Estado do Rio de Janeiro. Em março de 2020, ela foi diagnosticada com a doença, apresentou sintomas leves por três semanas e não ficou internada.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Contudo, testes posteriores revelaram que mesmo após passar os sintomas leves ela continuou com o vírus ativo no organismo. "Essa mulher viveu cinco meses com o coronavírus. O caso dela foi descoberto, porque ela é uma profissional de saúde, mais atenta para o risco de transmissão e desde cedo participou do estudo. Mas suspeitamos que a persistência não é rara. Pode haver muita gente assim, e isso ajuda a explicar por que a circulação do coronavírus continua a se manter", comentou uma das cientistas que participou do estudo, Luciana Costa, segundo O Globo.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Pode ser reinfecção?

Ainda de acordo com os pesquisadores, a possibilidade de reinfecção foi descartada, pois, a sequência genética do vírus no corpo da paciente foi a mesma em todas as amostras analisadas durante o período da infecção.

Já quanto ao fato de a mulher não ter desenvolvido sintomas graves em tanto tempo, os cientistas levantam a hipótese de que ela tenha sido protegida, diretamente, por células do sistema imunológico enquanto estava infectada.

Os testes

Durante dois meses, a profissional de saúde se submeteu a testes semanais que mostraram a presença do vírus no organismo. Depois de um período maior, ela voltou a procurar os cientistas e o coronavírus permanecia em atividade nas vias aéreas superiores. 

Essa pesquisa é baseada em testes realizados com mais de 3 mil voluntários desde março de 2020. Em maioria, a análise foi feita com profissionais de saúde do Estado do Rio de Janeiro. As revelações em torno da paciente 3 são surpreendentes, pois, o período considerado padrão pelo Ministério da Saúde (MS) é de 14 dias para negativação do vírus.

Participaram também do estudo os professores do Instituto de Microbiologia, do Instituto de Biologia e da Faculdade de Medicina da UFRJ, Amilcar Tanuri e Teresinha Castineiras.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS