Urgente: OMS confirma eficácia de dois medicamentos contra Covid-19

Urgente: OMS confirma eficácia de dois medicamentos contra Covid-19

Em reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus do Paraná, a vice-diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, confirmou que, até o momento, só há dois medicamentos que demonstraram eficácia contra o novo coronavírus (Covid-19), o anúncio foi feito na quarta-feira (12/08).

Questionada sobre possíveis substâncias eficazes contra a doença, ela respondeu: “Temos, no momento, 1700 estudos com 200 drogas diferentes e algumas já foi provado que não funcionam”, destacou. Em seguida, a representante da Organização explicou: “Mas, hoje, só tem um medicamento que influencia diminuindo a mortalidade de pacientes graves internados, que é a dexametasona, e um medicamento aprovado no momento, que é o remdesivir, que reduz o tempo de internação”, afirmou Mariângela, segundo matéria publicada no jornal Gazeta do Povo.

Vale ressaltar que, a informação divulgada pela representante da OMS vem ao encontro de um estudo divulgado em 16 de junho de 2020, em que pesquisadores britânicos afirmaram que descobriram o primeiro medicamento que, comprovadamente, é capaz de reduzir mortes causadas pelo novo coronavírus. Segundo os cientistas da universidade de Oxford, o fármaco em questão é, justamente, o corticoide dexametasona, substância que é normalmente indicada para o tratamento de alergias e inflamações.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Já em relação ao antiviral remdesivir, ao menos dois grandes estudos nos Estados Unidos demonstraram que o medicamento foi capaz de reduzir o tempo de internação de pacientes com o novo coronavírus, conforme informação divulgada pela agência France-Press (AFP). Recentemente, inclusive, o Canadá aprovou o uso do fármaco para tratar casos graves de pessoas com Covid-19.

Paralelamente, a União Europeia (UE) também fechou contrato com a Gilead Sciences, fabricante do antiviral, em um acordo que atenderá cerca de 30 mil pacientes no bloco a partir de agosto de 2020.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Cloroquina

Já em relação à polêmica em torno da eficácia da hidroxicloroquina, Mariângela foi enfática ao afirmar que a substância não tem efeito no tratamento de pacientes com Covid-19. “Já podemos dizer, com certeza, que hidroxicloroquina e cloroquina não têm qualquer eficácia contra o coronavírus. Não é nada ideológico, estou falando só de ciência. E isso já é absoluta certeza”, reforçou.

Ivermectina

Ainda na reunião, a vice-diretora da OMS também afirmou não haver nenhum dado que comprove a eficácia da ivermectina, contudo, ela destacou que há outros medicamentos que têm apresentado dados interessantes em estudos, embora ainda sem resultados conclusivos, como no caso de anticorpos monoclonais. “O problema é que são medicamentos muito caros, e isso nos preocupa”, concluiu.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Farmácia Clínica, coronavírus

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 911, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS