Médico que defendeu ivermectina na TV está internado na UTI com Covid-19

Médico que defendeu ivermectina na TV está internado na UTI com Covid-19

O médico Joaquim Inácio de Melo Júnior, de Goiás, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Anis Rassi, em Goiânia, devido à infecção provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), de acordo com informação divulgada pelo UOL. Ele ficou conhecido após uma entrevista concedida à TV Serra Dourada, afiliada do SBT naquele Estado, na conversa, o cirurgião revelou que havia sido diagnosticado com a doença e defendeu o uso da ivermectina para o tratamento.

“Estou de quarentena já faz oito dias, e desse jeito aqui ó, na UTI”, disse o médico, ironizando a possibilidade de uma possível internação. Melo Júnior continuou: “Eu sou a favor [do uso da ivermectina] na prevenção e dever ser feito o tratamento precoce, até cinco ou sete dias do início dos sintomas”, afirmou ele, no programa que foi ao ar em 6 de julho.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O médico ainda revelou que não chegou a procurar outros especialistas e que fez uso do vermífugo por conta própria e que já havia tomado por prevenção. Além disso, Melo Júnior ainda conta que prescreveu o medicamento para seus pacientes. “Avisa o pessoal: além de eu ser um médico que estou encampando essa campanha, eu sou paciente de mim mesmo. Não procurei infectologista nenhum para me tratar, não. Tratei a mim como tratei mais de 100 pacientes”, contou. 

Internação

Contudo, o quadro do médico se agravou na sexta-feira (10/07), fazendo com que fosse necessária sua internação. Segundo UOL, um dia após dar entrada no hospital, ele gravou um vídeo para seus familiares contando que estava com pressão baixa e desidratado. Felizmente, ele disse aos parentes que está bem: "Por incrível que pareça, para mim, [seria o principal, mas aqui, agora, o doutor é o paciente e não o médico", disse ele, explicando que os médicos suspenderam o uso do corticoide. 

publicidade inserida( https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Iniciativas

O site também revela que o médico chegou a liderar uma campanha, que contou com outros colegas de profissão no Estado de Goiás, para distribuir 1,8 mil kits contra Covid-19 em uma igreja de Aparecida de Goiânia. Na ocasião, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) e a Sociedade Goiana de Infectologia (SGI) fizeram alertas sobre essa ação, contudo, mesmo assim, o grupo seguiu com a distribuição dos fármacos. 

Ainda na entrevista, questionado por meio de um posicionamento do CRF-GO contrário ao uso do vemífugo, Melo Júnior respondeu que era seu direito prescrever aquele medicamento: "Eu tô na ponta. Não tô fazendo pesquisinha randomizada, não, porque não dá tempo. Não dá para esperar um ano para ficar pronto, assim como a vacina, que não vai ter esse ano, não. Esquece! A vacina se chama ivermectina", afimrou. 

Posicionamento da OMS

É importante ressaltar que ainda não existem comprovações científicas sobre a eficácia da ivermectina na terapia da Covid-19. Recentemente, inclusive, a Organização Mundial de Saúde (OMS) optou por retirar esse fármaco de uma pesquisa que patrocinava, pois, alegou que a substância não tem nenhuma comprovação de cura, prevenção ou tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A equipe de jornalismo do Portal do ICTQ tentou contato com a unidade hospitalar para saber sobre o estado de saúde do médico, mas não obteve retorno. Ainda de acordo com o UOL, o Hospital Anis Rassi foi proibido de dar informações sobre o paciente.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Farmácia Clínica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS