A prefeitura de Itajaí, em Santa Catarina, está distribuindo ivermectina à população, no intuito de prevenir a infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, a iniciativa visa liberar o medicamento para mais de 100 mil pessoas, segundo informação divulgada no G1. A ação teve início na última terça-feira (07/07).
Ainda de acordo com o portal, durante a ação, cada paciente será avaliado por um médico, que poderá prescrever e entregar o medicamento para a pessoa. Em decorrência dessa informação, a equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico entrou em contato com a Secretaria de Saúde daquele município, já que somente o farmacêutico é o profissional apto a realizar a dispensação.
Segundo informação passada à redação do ICTQ, por meio da assessoria da pasta municipal, há farmacêuticos no local que estão vistoriando essa ação de dispensação.
Justificativa
No próprio portal oficial da Prefeitura, a justificativa para a ação de distribuição do medicamento destaca que a ivermectina teve sua eficácia comprovada apenas em testes realizados in vitro.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
De acordo com a administração municipal, a ação faz parte da estratégia daquela cidade para enfrentamento da pandemia. “A ivermectina está sendo usada para ajudar na prevenção da Covid-19 e, em caso de contágio, que o paciente tenha sintomas leves ou moderados, porque ela diminui a multiplicação viral”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
Ele continua: “Estimulamos a população para que participe dessa campanha, mas que também mantenha as demais medidas não farmacológicas de prevenção, como uso de máscaras, a higiene das mãos, o distanciamento e o isolamento social. Também é importante evitar aglomerações e que os estabelecimentos comerciais sigam as regras preventivas”, ressalta.
Posicionamento do CRF-SC
Em nota, o Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF-SC) pontuou que não há comprovações científicas sobre a eficácia da ivermectina para tratar Covid-19, pois, o medicamento é indicado, normalmente, para a terapia de problemas por infestação de vermes no trato intestinal ou de outras doenças adquiridas por parasitas.
Recentemente, inclusive, a Organização Mundial de Saúde (OMS) encerrou, em definitivo, estudos com a hidroxicloroquina no tratamento de pacientes graves com Covid-19, bem como optou por retirar a ivermectina de uma pesquisa que patrocinava, pois, alegou que a substância não tem nenhuma comprovação de cura, prevenção ou tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.