Médica defensora de cloroquina descarta farmacêuticos

Médica defensora de cloroquina descarta farmacêuticos

A médica imunologista, Nise Yamaguchi (foto), deu uma entrevista para um programa da TV Brasil, no domingo (05/07), e fez declarações polêmicas ao abordar assuntos relacionados aos protocolos de tratamento que têm sido utilizados em meio à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19). Em uma de suas afirmações, a profissional disse que apenas médicos podem orientar pacientes sobre medicamentos considerados por ela como eficazes para a prevenção da doença.

Ao afirmar que a ivermectina pode ser usada de maneira preventiva contra a Covid-19, a médica fez um alerta: “Tem pessoas que têm problemas hepáticos, renais que não devem tomar nenhum medicamento sem orientação médica”, destacou. No entanto, ela fez uma ressalva: “De preferência, todos [pacientes] que queiram tomar, preventivamente, devem procurar um médico".

Nesse sentido, Nise complementa explicando que, muitas vezes, nem mesmo os médicos sabem lidar com essas situações: "Quem dirá o farmacêutico!", disparou a médica, durante a entrevista.  

É importante ressaltar que, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não há um medicamento capaz de prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Vale destacar que, em relação ao fármaco ivermectina, farmacêuticos só podem dispensar o produto mediante apresentação de receita. Contudo, esses profissionais são aptos e autorizados no âmbito da farmácia clínica a prescrever fármacos e orientar os pacientes em relação aos medicamentos isentos de prescrição (MIPs), para tratar vários sintomas.

Crítica aos Conselhos

Ainda no programa, Nise criticou Conselhos de classe: “Agora, você vê que absurdo, um Conselho de farmácia fez uma portaria dizendo que o farmacêutico não era obrigado a fornecer um medicamento que ele não concordasse, mesmo diante de uma receita do médico”, disse ela.

Segundo a médica, está havendo uma desagregação. "Eu acho que o médico, o farmacêutico e o enfermeiro, todos têm que trabalhar juntos", ponderou. Ao final, Nise ainda fez críticas ao fato de que médicos estariam sendo “obrigados” a cumprir recomendações da OMS para prescrever medicamentos.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Ivermectina e hidroxicloroquina

Vale destacar que, tanto a ivermectina como a hidroxicloroquina, que são medicamentos defendidos por Nise no tratamento ou prevenção do novo coronavírus, não apresentam evidências científicas conclusivas na terapia de pacientes infectados, segundo a OMS. 

Recentemente, inclusive, a organização de saúde encerrou, em definitivo, estudos com a hidroxicloroquina no tratamento de pacientes graves com Covid-19, bem como optou por retirar a ivermectina de uma pesquisa que patrocinava, pois, alegou que não tem nenhuma comprovação de que o medicamento cure, previna ou trate os pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Assista ao vídeo com as declarações da médica:

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 911, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS