Anvisa alerta sobre casos raros de síndrome após vacinação da Covid-19

Anvisa alerta sobre casos raros de síndrome após vacinação da Covid-19

Nesta quarta (28/07), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre casos raros de síndrome de Guillain-Barré (SGB) que surgiram após a vacinação contra Covid- 19, ocorridos com os imunizantes da AstraZeneca, Janssen e Coronavac.

No comunicado publicado em seu portal, a Anvisa destacou que esses casos têm sido relatados em diversos países, inclusive, no Brasil, onde já há registros de 34 casos suspeitos de SGB. Até o momento, foram 27 relatos após a vacina da AstraZeneca, 3 com a vacina da Janssen e outros 4 com a CoronaVac.

Diante destes eventos adversos raros, a Agência solicitou às farmacêuticas responsáveis pelas vacinas que incluam nas bulas dos imunizantes as informações sobre o possível risco de SGB.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Quanto aos pacientes, a Agência reforçou a importância da sequência à vacinação no combate à Covid-19 e endossou a segurança de todas as vacinas aprovadas no Brasil:

“É importante destacar que a Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da vacinação com todas as vacinas contra Covid-19 aprovadas pela Agência, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios das vacinas superam os riscos”, destacou a Agência.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/lancamento-inteligencia-visao-regulatoria-farma-ind?utm_campaign=IVR-JUL21&utm_medium=link-bio&utm_source=instagram&utm_campaign=IVR-JUL21&utm_medium=privado&utm_source=whatsapp)

Por fim, a entidade lembra que profissionais de saúde e cidadãos podem notificar eventos adversos pelo e-SUS Notifica (acesse o link aqui) e pelo formulário web do VigiMed (acesse o link aqui).

Sobre a SGB

A SGB é um distúrbio neurológico autoimune raro, no qual o sistema imunológico danifica as células nervosas. Os episódios que surgem após a vacinação também são raros, mas já são conhecidos e relacionados a outras vacinas, como a da influenza.

A Anvisa explica que a maioria das pessoas se recupera totalmente do distúrbio e que o principal risco provocado pela síndrome é quando ela acomete os músculos respiratórios. Neste caso, a SGB pode levar à morte, caso não sejam adotadas as medidas ideais.

Sinais e sintomas

Entre os sintomas da SGB, a maior parte dos pacientes percebe inicialmente a doença pela sensação de dormência ou queimação nas extremidades dos membros inferiores e, posteriormente nos superiores. Outra característica percebida em pelo menos 50% dos casos é a presença de dor neuropática (provocada por lesão no sistema nervoso) lombar ou nas pernas.

A fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível, geralmente começa pelos membros inferiores, passando pelos braços, tronco, cabeça e pescoço. Outros sintomas são a visão dupla ou dificuldade em mover os olhos, dificuldade de engolir, falar ou mastigar.

Segurança das vacinas

Todas as vacinas aprovadas para uso no Brasil foram liberadas pela Anvisa mediante rigorosa análise. Os eventos adversos, como da SGB, são raros, e não comprometem a segurança das vacinas, pois, antes da aprovação, a Anvisa avalia a eficácia, a qualidade e a própria segurança que os imunizantes oferecem ao paciente.

O farmacêutico e professor da pós de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, reforça que a Anvisa já pontuou que os benefícios das vacinas superam os riscos.

Assim, ele defende que as pessoas continuem se vacinando e mantendo as medidas de proteção contra a Covid-19. “É importante toda a população seguir sendo imunizada. Ainda hoje, a maneira mais eficiente de se proteger contra o novo coronavírus é a imunização, associada às medidas protetivas contra a doença”.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente..

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

ANVISA, Regulação e normas, Assuntos Regulatórios

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS