A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta terça-feira a fabricação de álcool em gel por farmácias de manipulação. O produto, essencial para higienizar as mãos e combater a disseminação do coronavírus, só podia ser produzido por indústrias de cosméticos.
Segundo a Anvisa, as farmácias de manipulação "já têm expertise para a manipulação de medicamentos e outros produtos".
Leia também: Coronavírus: A Anvisa vai priorizar os registros de géis antissépticos
Com a decisão, as farmácias "poderão preparar álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool gel, álcool isopropílico glicerinado 75%, água oxigenada 10 volumes e digliconato de clorexidina 0,5%", diz a agência."Todas estas fórmulas são preparações antissépticas ou sanitizantes que podem ser utilizadas no combate ao coronavírus".
Ainda de acordo com a Anvisa, o objetivo da liberação é ampliar o acesso desses produtos à população em todo o Brasil.
Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.