Eurofarma confirma que será necessário fazer recolhimento de lote do medicamento Mesna

Eurofarma confirma que será necessário fazer recolhimento de lote do medicamento Mesna

Por meio de comunicado oficial, a Eurofarma comunicou o recolhimento voluntário do medicamento de uso hospitalar Mesna 100 mg/mL, solução injetável (lote 695930), com data de fabricação em 10/2020 e vencimento em 10/2022. Segundo a indústria farmacêutica, a ação foi motivada após a identificação de uma partícula visível no interior da ampola de algumas unidades do produto.

"Durante o processo produtivo de fechamento da ampola, que ocorre por aquecimento, constatou-se que, apesar deste processo ser provido de revisão automática em 100% das unidades, uma pequena partícula do próprio produto carbonizado aderiu à parede da ampola”, destacou a farmacêutica, por meio de nota publicada no seu portal oficial.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O comunicado continua: “Ainda que o lote do produto afetado tenha atendido todas as especificações para a comercialização, e que a bula do produto alerte o profissional de saúde sobre a necessidade de inspeção da ampola antes de sua aplicação, priorizamos a segurança e a saúde dos pacientes e optamos, de forma preventiva e voluntária, pelo recolhimento do lote 695930", completa.

A Eurofarma ainda reforça: “Salientamos que, uma vez seguidas as recomendações da bula desse medicamento e as orientações de preparo e boas práticas preconizadas na regulamentação aplicável, a probabilidade de danos à saúde do paciente é muito baixa”, pontua.

Contudo, a companhia lembra: “Produtos injetáveis devem ser inspecionados visualmente antes da aplicação e, caso uma partícula inerte seja administrada inadvertidamente, existe a possibilidade de causar eventos adversos, como danos teciduais ou bloqueio do fluxo sanguíneo em casos extremos”, orienta.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

O recall

Conforme lembra a professora da Pós-Graduação de Gestão da Qualidade & Auditoria em Processos Industriais do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Luciana Colli, quando é solicitado o recolhimento voluntário de um produto, significa que a “empresa detectou essa situação já com o produto no mercado e terá que fazer um recall”.

Nesse sentido, a Eurofarma informa que caso o consumidor encontre alguma unidade do medicamento, pertencente ao lote 695930, a devolução não tem custo. “Pedimos que entre em contato imediatamente pelo e-mail rm@eurofarma.com ou no telefone 0800-704-3876, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, explica o laboratório, acrescentando que os demais lotes do produto estão em conformidade, permanecem no mercado e podem ser utilizados e comercializados normalmente.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS