A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um alerta do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e um comunicado de recolhimento voluntário da empresa fabricante, a Stem Pharmaceutical Suplementos Alimentares Ltda, sobre a produção de um único lote de um Suplemento alimentar de Vitamina D em comprimidos com teores dessa vitamina acima do permitido na legislação sanitária.
Segundo informações publicadas por meio do portal da Anvisa, as características do produto são:
- Lote 19001;
- tamanho do lote: 1600 frascos;
- conteúdo líquido: 30 comprimidos;
- forma de apresentação: comprimidos revestidos / 2.000 UI por comprimido;
- data de fabricação 09/2019; e
- prazo de validade 09/2021.
A Agência reguladora destaca que “análises laboratoriais realizadas pela própria empresa, após o recebimento de queixas de consumidores, demonstraram que o produto continha mais de 600 vezes o limite máximo permitido para vitamina D na Instrução Normativa 28/18”.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Nesse sentido, o órgão sanitário ressalta: “Tendo em vista os riscos à saúde envolvidos, principalmente de hipercalcemia e sintomas relacionados como náuseas, vômitos, fraqueza e complicações renais, a Anvisa alerta que o produto não deve ser consumido”.
E completa: “A empresa já está iniciando os procedimentos de recolhimento do produto, conforme determina a RDC 24/15 e a Anvisa acompanha a operação”.
O que fazer se identificar o produto?
Segundo a Anvisa, a empresa responsável pelo produto ressaltou que caso seja identificado alguma unidade do produto do referido lote citado, o consumidor pode entrar em contato nos canais de atendimento disponibilizados por meio do portal da Anvisa (veja aqui).
Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.