Farmácias com modelo hub de negócios em saúde crescem no Brasil

Farmácias com modelo hub de negócios em saúde crescem no Brasil

Impulsionado pela pandemia, o setor do varejo farmacêutico vem apresentando uma forte alta no País. Esse desempenho ganha destaque, também, com o modelo hub de negócios que os estabelecimentos estão começando a adotar, reunindo cuidados de saúde e bem-estar no mesmo ambiente.

Essa adaptação contribuiu com um crescimento de 7,4% no varejo farmacêutico, conforme apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com matéria publicada no portal Terra, este modelo de hub de negócios deve se tornar tendência no Brasil.

Com isso, proporcionará um crescimento ainda maior e, claro, contribuindo com a assistência ao paciente. É importante citar que esses avanços são possíveis porque desde 2014 está em vigor a lei 13.021/14, que é um marco no setor farmacêutico, pois foi a partir dela que as farmácias foram elevadas ao grau de estabelecimento de saúde, conforme aponta o farmacêutico e professor da Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Tecnologia do Mercado Farmacêutico, André Schmidt

 “A Lei 13.021/14 transforma as farmácias e drogarias em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva”.

Enquanto isso, a farmacêutica Ranieri Simone Limeira da Cunha acrescenta que a farmácia é o principal canal de serviço à área da saúde e é nela que os pacientes buscam ajuda profissional para tirar dúvidas sobre os primeiros sintomas quando sentem qualquer variação no seu quadro clínico, e cita as principais vantagens da farmácia hub.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

"Farmácia hub de saúde pode trazer muitos benefícios, pois, a partir do momento em que somos procurados, inicia-se um processo para recuperação da saúde dessa pessoa, através da anamnese farmacêutica, que é a avaliação de parâmetros biológicos, realização de exames e encaminhamento a outros profissionais competentes da saúde", explica Ranieri.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Ela pontua que a pandemia trouxe mudanças irreversíveis no setor de saúde, como por exemplo a telemedicina, que também serve de apoio às farmácias hub e traz mais comodidade ao cotidiano do paciente e evidencia o papel do farmacêutico em todo o processo de recuperação da saúde. Além disso, cita que, em meio à pandemia, a liberação para fazer os testes rápidos de detecção do coronavírus contribuiu para transformar o perfil das farmácias em um hub de saúde.

"As farmácias se tornaram importantes pontos de auxílio à saúde durante a pandemia, após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização de testes rápidos da Covid-19, o que estimulou um perfil hub. Muitos pacientes chegam para saber informações sobre os sintomas, ter um apoio em relação ao que estão sentindo, e ao resultado que dará", relata Ranieri.

A especialista explica que a farmácia é como se fosse um microcentro de saúde que efetiva o conceito holístico no bem-estar dos pacientes, permitindo que encontrem em um único local a atenção integrada como, por exemplo, orientação nutricional, indicação de atividade física, agendamento de consultas, dentre outros serviços.

Por fim, ela cita algumas das opções que o modelo de hub pode proporcionar ao paciente. “A ideia das farmácias hub é oferecer serviços e cuidados de saúde como aferição de pressão arterial, vacinação, medição do índice de glicêmico, entre outros, garantindo eficiência no tratamento", conclui a farmacêutica.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia, Drogarias, Varejo Farmacêutico

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS