Pague Menos oferece teste da bochechinha

Pague Menos oferece teste da bochechinha

A rede de farmácias Pague Menos passou a oferecer o teste da bochechinha em 30 de suas unidades, tornando acessível o exame genético para recém-nascidos, revelou o portal Segs. Desenvolvido pela Mendelics, o teste identifica precocemente cerca de 320 doenças silenciosas e tratáveis, desenvolvidas na primeira infância. 

Com a iniciativa, o consumidor final terá acesso a uma tecnologia de ponta e contará com respaldo de profissionais qualificados para realizar a coleta do material genético nas próprias unidades da rede, revelou a Pague Menos, que afirma ser a única rede de farmácias do País a oferecer esse tipo de teste. 

Criado após quatro anos de estudos pela Mendelics – laboratório brasileiro especializado em exames diagnósticos genéticos –, o teste da bochechinha chega pela primeira vez ao público por meio de uma grande rede de farmácias oferecendo o serviço. Só nos últimos dois anos, segundo a desenvolvedora, foram investidos mais de R$ 50 milhões para aprimoramento contínuo do teste, chegando a 320 doenças possíveis de identificar seus riscos. 

“Essa parceria é extremamente importante, pois nos permite tornar um teste genético acessível à população em nossa rede de farmácias, que tem uma alta capilaridade em todo o País”, afirmou ao Segs o diretor de Serviços Farmacêuticos da Pague Menos, Albery Dias. “Todas as doenças que o teste da bochechinha da Mendelics detecta são tratáveis, e buscar o acompanhamento médico preventivo na primeira infância pode fazer toda a diferença. É possível mudar a vida de muitas famílias”, completou. 

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Segundo a Pague Menos, a coleta de DNA da bochechinha do bebê, realizada por um profissional que segue todos os protocolos de segurança, é muito rápida, simples e indolor. Com o uso de um ‘kit swab’, um cotonete especial é inserido na boca do pequeno paciente, fazendo uma raspagem na parte interna da sua bochecha para absorver a saliva que será analisada. “Tudo isso em menos de um minuto e sem apresentar nenhum perigo para o bebê, ou necessidade de pedido médico”, diz a empresa. O resultado da triagem sai em até 28 dias e pode ser acessado pela internet. 

Todo bebê que nasce no Brasil tem o direito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao teste do pezinho e à triagem neonatal, capazes de detectar até seis tipos de doenças. No entanto, com o teste da bochechinha e o sequenciamento do DNA da criança, além das enfermidades analisadas pelo exame do pezinho, e tantas outras imunodeficiências congênitas, é possível encontrar riscos a doenças tão diversas como fenilcetonúria, diabetes e surdez congênita nos primeiros dias de vida. 

Após a realização do teste e o recebimento do resultado, caso seja identificado que a criança tem risco para alguma doença, é indicado o acompanhamento de um médico geneticista para orientação sobre o futuro da saúde dela e possíveis tratamentos. “São patologias raras, mas do ponto de vista da família, quanto antes se identificar os riscos, mais se ganha na luta contra o tempo se surgir a enfermidade, dando uma qualidade de vida melhor para a criança e até mesmo salvando vidas”, revelou ao portal o CEO da Mendelics, David Schlesinger. 

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional 

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar. 

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia, Drogarias

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS