Câmara municipal aprova projeto que obriga farmácias recolherem máscaras

Câmara municipal aprova projeto que obriga farmácias recolherem máscaras

A Câmara de Mogi das Cruzes (SP) aprovou projeto de lei que obriga farmácias a serem pontos de descarte de máscaras de proteção, revelou o G1. O projeto deve seguir para a aprovação do prefeito, que tem até 15 dias para analisar. Se não vetar, ele devolve à Câmara para promulgação.

Enquanto a pandemia de Covid-19 fez com que o uso de máscara se tornasse parte da rotina da população como uma forma de proteção contra o vírus, livrar-se dela não foi definido com clareza. Segundo os especialistas, o descarte correto das máscaras, sejam elas de tecido ou cirúrgicas, deve fazer parte dos protocolos de segurança para contenção da doença.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/lancamento-inteligencia-visao-regulatoria-farma-ind?utm_campaign=IVR-JUL21&utm_medium=link-bio&utm_source=instagram&utm_campaign=IVR-JUL21&utm_medium=privado&utm_source=whatsapp)

É o que pensaram os vereadores de Mogi ao aprovar PL que obriga as farmácias que vendem máscaras a serem pontos de descarte adequados. O projeto determina ainda que os estabelecimentos destinem o material junto com os itens infectocontagiosos como agulhas, seringas e outros.

“Doença infectocontagiosa exige educação coletiva sempre. Se a máscara é jogada na rua, alguém pode pegar, seja uma pessoa em situação de rua, uma criança. É um grande risco”, esclareceu ao G1 o médico Marcos Molina.

De acordo com os especialistas, ao descartar uma máscara, o ideal é romper a corda que prende nas orelhas para que não sejam reutilizadas. A infectologista Raquel Muarrek explicou que todas as máscaras, sejam elas de tecido, TNT, uso hospitalar e cirúrgico, devem ser colocadas na embalagem primária – uma sacola plástica – e jogada na embalagem secundária, que seria a lixeira de resíduo comum.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, lembra que o descarte de máscaras era algo restrito a ambientes hospitalares e serviços que faziam uso dessa tecnologia, mas isso mudou.

“Atualmente, tornou-se rotina para toda a população e isso é preocupante porque é um objeto que pode estar contaminado e deve ser devidamente descartado”, salienta Poloni, destacando que a iniciativa de orientar à população os locais corretos de descarte é importante, mas cabe lembrar que nem toda máscara descartável é proveniente das farmácias.

“Isso tem que ser levado em consideração. Cabe ao governo a orientação de todos quanto ao descarte correto das máscaras descartáveis, evitando a contaminação de outras pessoas, bem como privando o meio ambiente desse resíduo”, finaliza Poloni.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Varejo Farmacêutico, coronavírus, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS