Interesse de vender vacina é dos laboratórios, diz Bolsonaro

Interesse de vender vacina é dos laboratórios, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (28/12) a apoiadores em seu cercadinho em Brasília que são os laboratórios que deveriam ter interesse em vender vacina contra a Covid-19 para o Brasil e que nenhum deles ainda apresentou pedido para liberação do imunizante, revelou o G1.

Em mais uma manifestação polêmica, o presidente comparou a compra da vacina a uma negociação comercial qualquer. Como se estivesse falando de herbicida, petróleo ou papel higiênico, Bolsonaro disse que o Brasil é “um mercado enorme” e por isso que os fabricantes de vacina deveriam correr com os pedidos de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O Brasil tem 210 milhões de habitantes, um mercado consumidor de qualquer coisa enorme. Os laboratórios não tinham que estar interessados em vender para gente? Por que eles, então, não apresentam documentação na Anvisa? Pessoal diz que eu tenho que ir atrás. Não, não. Quem quer vender, se eu sou vendedor, eu quero apresentar”, afirmou o presidente.

No momento em que vários países já estão imunizando a população – 25 dos 27 países da União Europeia, Rússia, Estados Unidos, China, Canadá, Chile, México, Costa Rica, entre outros –, Bolsonaro minimizou a demora pelo início da vacinação para os brasileiros.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

“Botei hoje nas mídias sociais que eu falei que não estava preocupado com pressão. Falei mesmo porque nós temos que ter responsabilidade, certas coisas não podem ser correndo, você está mexendo com a vida do próximo. A imprensa desceu o cacete em mim. Agora, se eu vou na Anvisa, que é um órgão de Estado 'corre aí, não sei o que lá', eu estou interferindo”.

Logo após as declarações do presidente, a Pfizer divulgou nota em resposta à suposta falta de interesse dos laboratórios de venderem vacinas para o Brasil. A empresa, que desenvolve uma vacina contra a Covid-19 em parceria com a alemã Biontech, lembrou que o governo brasileiro ainda não assinou oficialmente contrato, apenas demonstrou a intenção de compra.

No comunicado, a Pfizer afirma que “no dia 14 de dezembro realizou uma reunião com a Anvisa para esclarecer dúvidas sobre o processo de submissão para uso emergencial e que as condições estabelecidas pela Agência requerem análises específicas para o Brasil, o que leva mais tempo de preparação”, conforme revelou o Jornal Nacional, da TV Globo.

De acordo com o laboratório, a nota também é uma demonstração de que a empresa “quer, sim, vender para o Brasil, mas que o processo aqui exige mais tempo”. E completou dizendo que a “submissão de uso emergencial também pede detalhes do quantitativo de doses e cronograma que será utilizado no País, pontos que só poderão ser definidos na celebração do contrato definitivo e que tendo em vista as particularidades do Guia de Submissão para Uso Emergencial, da Anvisa, entende a submissão contínua” – isto é, pedido de registro definitivo – “é o processo mais célere neste momento”.

Ainda segundo a nota, a empresa informou que “já submeteu à Agência, pelo processo de submissão contínua, os resultados da fase 3 (última etapa) dos estudos, o que significa mais um passo rumo à aprovação da vacina”.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A Astrazeneca também enviou nota à imprensa sobre o assunto. “A Astrazeneca está empenhada e trabalhando com a Anvisa e outras agências regulatórias para trazer a vacina para o Brasil, e para todo o mundo, o mais rápido possível. A empresa está seguindo o processo de submissão contínua junto à Anvisa e confirma ter enviado todos os dados clínicos de segurança e eficácia disponíveis à agência reguladora na última semana”.

Já a Anvisa, por sua vez, disse que está à disposição dos laboratórios para discutir os requisitos para liberação das vacinas seguras e eficazes para toda a população. A diretoria da Agência chamou a Pfizer para uma nova reunião amanhã (30/12), conforme apurou o G1.

O boletim mais recente da Anvisa aponta que tanto Pfizer quanto Astrazeneca entregaram os resultados parciais dos estudos de fase 3, em 5 e 22 de dezembro. Nenhum laboratório pediu ainda a liberação de uso emergencial no Brasil, que, segundo a agência reguladora, pode ser feito com os resultados da terceira fase de testes. Pfizer e Astrazeneca, portanto, já podem fazer o pedido.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS