Operação da PF contra fraudes no fornecimento de medicamentos para 28 prefeituras

Operação da PF contra fraudes no fornecimento de medicamentos para 28 prefeituras

Três pessoas foram presas durante operação da Polícia Federal contra desvios de recursos públicos e fraudes da Saúde na Bahia e em Pernambuco. De acordo com a PF, uma organização criminosa teria fraudado contratos de fornecimento de medicamentos para 28 prefeituras, revelou o G1.

As pessoas foram presas em Juazeiro, cidade do norte baiano, durante uma operação de combate a desvios e recursos públicos realizada na quarta-feira (16/12) na Bahia e em Pernambuco. Policiais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária foram expedidos pela Justiça de Petrolina (PE). Segundo a PF, um dos alvos de mandado de prisão não foi encontrado.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Ainda de acordo com a Polícia Federal, as investigações apontaram a atuação de uma organização criminosa que fraudava licitações e superfaturava contratos de fornecimento de medicamentos para as prefeituras, dentro de programas federais.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O valor total dos contratos firmados foi de cerca de R$ 34 milhões. Quatro prefeituras – três na Bahia e uma em Pernambuco – foram fiscalizadas pela Controladoria Geral da União (CGU), que contabilizou um prejuízo de mais de R$ 1,8 milhão entre superfaturamento e despesas não comprovadas, em relação aos pagamentos realizados até novembro de 2018.

As fraudes foram praticadas por empresas de um mesmo grupo familiar e aconteceram entre 2013 e 2018. A PF detalhou que, durante as investigações, foram constatados indícios de pagamento de propina a servidores públicos de alguns dos municípios, além de lavagem do dinheiro obtidos por meio dessas fraudes.

Segundo o G1, a Polícia Federal não detalhou quais são as 28 cidades e nem quem são os alvos dos mandados. Os investigados responderão pelos crimes de fraude a licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS