Medicamentos são encontrados em aterro sanitário

Medicamentos são encontrados em aterro sanitário

Vários medicamentos foram encontrados enterrados no aterro municipal de Salmourão, na região de Presidente Prudente (SP). As polícias Civil e Militar chegaram no local por volta das 7 horas de sábado (28/11) e constataram o destaque irregular, segundo apurou o G1.

Foi utilizada uma retroescavadeira para fazer a escavação e a localização das caixas e cartelas dos medicamentos, que foram jogadas em valas. De acordo com a Polícia Civil, o local foi periciado pelo Instituto de Criminalística e a Vigilância Sanitária foi acionada para arrecadação, constatação e destinação, “haja vista o risco de contaminação do local”.

Ainda conforme a Polícia Civil revelou ao portal, foi solicitado eventual isolamento por parte da vigilância. O Boletim de Ocorrência foi registrado no Artigo 54 da Lei 9.605 de crimes ambientais e será encaminhado para a delegacia de Salmourão para apuração.

A secretária de Saúde de Salmourão, Aparecida Lopes dos Santos, afirmou à TV Fronteira que teve ciência do caso no sábado. Conforme ela, serão feitas investigações para descobrir como as caixas de medicamentos foram parar no aterro sanitário.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Segundo Aparecida, a prefeitura tem contrato com uma empresa especializada para dar a destinação correta de medicamentos que estão para vencer ou com a data vencida. Ela salientou que a Vigilância Sanitária faz o recolhimento dos produtos vencidos e destina à empresa contratada, tanto dos medicamentos que a prefeitura disponibiliza para a população, quanto aqueles que os moradores querem descartar.

A secretária explicou que o aterro sanitário municipal não tem vigia, apenas um portão com cadeado, e que, mesmo assim, as pessoas conseguem ter acesso ao local.

Decreto estabeleceu normas para descarte

Em junho deste ano, o Governo Federal publicou decreto que define regras para a coleta e o descarte de medicamentos vencidos ou sem uso. Batizada de Logística Reversa de Medicamentos, a medida prevê que o produto vencido percorra caminho contrário ao que trilhou para chegar até o consumidor, revelou o G1.

O consumidor deverá efetuar o descarte do medicamento vencido ou em desuso, junto com as embalagens. O ponto de coleta deverá estar preferencialmente em uma farmácia ou em outros pontos definidos pelos comerciantes.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Já as farmácias terão de registrar os dados dos medicamentos coletados no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos. Depois, eles serão encaminhados para as empresas de distribuição.

As distribuidoras, por sua vez, farão o transporte do material recolhido até a destinação final ambientalmente adequada em empreendimentos licenciados pelos órgãos ambientais, na seguinte ordem de prioridade: incineradores, coprocessadores e aterros especiais.

Descartar medicamentos em locais impróprios pode trazer graves consequências para o meio ambiente, já que, ao chegar ao sistema de esgoto, córregos ou rios, são diluídos e se tornam praticamente impossíveis de serem filtrados.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS