Aos 90 anos, o ator da rede Globo, Lima Duarte, usou seu perfil no Instagram para denunciar uma propaganda de medicamento que estaria usando seu nome indevidamente e de maneira enganosa. Segundo o veterano, ele nunca indicou o uso do suposto fármaco e não participou de nenhuma campanha para promover o uso do produto.
“É mentira! Estão vendendo uma porcaria usando o meu nome. Pesquisem e se informem!”, escreveu Lima na legenda de um vídeo postado na sua rede social. Já nas imagens, o ator desabafa: “São ladrões, safados, ladrões! Eles não falam comigo, eles estão roubando meu nome, uma carreira de 70 anos, para vender essa porcaria! Se fazem isso comigo, imagina o remédio que eles fazem?”, afirma o artista, visivelmente irritado com a situação.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Ele continuou: “Toma essa porcaria que você vai ver o que acontece com você. Ladrões! Não recomendo comprimido nenhum. É mentira! É roubo! São ladrões! É uma quadrilha de bandidos que faz isso”, disse Lima.
Nos comentários, alguns internautas relataram, inclusive, que parentes quase teriam caído no suposto golpe após ver a imagem do ator promovendo o possível medicamento. “[Minha avó] me pediu para eu comprar um remédio que ajudava na circulação, nos ossos etc. E veio me dizer que o senhor ficou curado com o medicamento. Desconfiei e fui pesquisar e, é claro, vi alguns vídeos seus falando sobre isso. Ainda bem que eu consegui impedir. Imagina quanta gente está sendo enganada", afirmou uma seguidora.
Já outra internauta contou: “Eu caí, infelizmente, numa quadrilha dessas, por propaganda enganosa. Usaram o nome de outra pessoa famosa e eu acreditei. Deveria ser especificado na lei como crime grave”, relatou.
Qual o medicamento?
O Instagram Mural da Fama divulgou imagens de qual seria o suposto medicamento. De acordo com a página, montagens teriam sido feitas com a foto do ator divulgando o produto.
Em uma das fotos, uma imagem que Lima aparece segurando um celular teria sido alterada para uma fotografia do ator com o medicamento, intitulado Atrofim, nas mãos. Confira:
Ainda segundo a página, a atriz Laura Cardoso também teria sido vítima da suposta fake news. Nesse sentido, o perfil mostra uma foto da atriz recebendo um troféu que teria sido alterada para ela segurando o mesmo medicamento. Confira:
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.