Eurofarma traz para o Brasil analgésico de longa duração

Eurofarma traz para o Brasil analgésico de longa duração

O laboratório brasileiro Eurofarma anunciou que está trazendo ao País a suspensão injetável de bupivacaína lipossomal, medicamento indicado para controle de dor no pós-operatório. Denominado Exparel, o não opioide promove, segundo a empresa, analgesia local para melhorar a recuperação durante os primeiros dias críticos após a cirurgia.

Produzido pela norte-americana Pacira BioSciences e comercializado nos Estados Unidos desde 2012, Exparel é indicado para diversas especialidades médicas, como ortopedia, cirurgia plástica, cirurgia bariátrica, cirurgia geral, cirurgia pediátrica e anestesiologia, podendo ser utilizado em cirurgias para o controle de dor pós-operatória, via infiltração local ou para bloqueio interescalênico do plexo braquial.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Uma das vantagens do produto, segundo o laboratório, é trazer o conceito de prolongamento do tempo de ação do princípio ativo bupivacaína durante os primeiros dias do pós-cirurgia, permitindo que os médicos possam dar alta aos pacientes com mais tranquilidade após as cirurgias e com menos opioides.

De acordo com a Eurofarma, que firmou parceria com o laboratório norte-americano, a Pacira conduziu um programa robusto de desenvolvimento clínico do Exparel, tendo realizado 40 estudos de fases 1 a 3, além de 24 estudos em fase 4. Essas pesquisas demonstraram uma redução de até 78% do uso de opioides após cirurgias e melhor controle de dor.

“Esta nova parceria reflete o trabalho de criar um ecossistema robusto de inovação na América Latina. A Pacira é referência em analgesia e vamos aprender muito juntos, ampliando nosso pipeline e possibilidades de novos fármacos em dor, área que temos grande atuação e reconhecimento da classe médica”, afirmou em comunicado a vice-presidente de Inovação da Eurofarma, Martha Penna.

Segundo os termos do acordo, a Eurofarma terá o direito exclusivo de comercializar e distribuir o medicamento em 19 países da América Latina, incluindo o Brasil, sendo a responsável pelos registros regulatórios do Exparel nesses países. A Pacira receberá royalties com base na comercialização futura do produto pela Eurofarma, além de receber pagamentos de marcos que são acionados pela realização de certos eventos regulatórios e comerciais. Considerando as validações regulatórias para início de venda do produto, a previsão é de que esteja disponível ao mercado local até 2025.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, destaca que a “dor é uma das piores sensações experimentadas pelo ser humano”, por isso a importância dos analgésicos.

Segundo ele, conta-se com analgésicos extremamente potentes no mercado, entretanto, muitos deles não atuam com eficácia em determinados tipos de dores, como é o caso da dor neuropática. “Em consequência, os pacientes portadores de dores refratárias a tratamentos convencionais e avançados ficam à mercê de sobreviver a esse incômodo. Por isso, novos analgésicos são muito bem-vindos pelo mercado e pelos consumidores”.

Poloni lembra que a indústria farmacêutica tem investido bastante em analgésicos não opioides, visto que os opioides estão atrelados a diversos efeitos adversos que, muitas vezes, limitam seu uso, mas faz uma advertência quanto ao uso dos analgésicos de forma geral. “É importante ressaltar que o uso de analgésicos deve ser orientado pelo médico, pois não são isentos de efeitos adversos, e a dor é um sintoma que avisa ao paciente de muitas outras patologias, sendo necessária para a sobrevivência”.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 911, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS