Indústria indiana alerta para falta de matéria-prima para vacinas

Indústria indiana alerta para falta de matéria-prima para vacinas

O diretor-presidente do Serum Institute, Adar Poonawalla, maior fabricante de vacinas do mundo, e a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, revelaram esta semana que há escassez global da matérias-primas para produzir vacinas contra o novo coronavírus, informou a Bloomberg News.

Alerta foi dado durante um painel do Banco Mundial realizado nesta quinta-feira (4/2). Adar Poonawalla revelou que uma lei dos Estados Unidos que bloqueia a exportação de certos itens importantes, como bolsas e filtros, pode causar sérios gargalos no mercado mundial. Soumya Swaminathan completou lembrando que faltam frascos, vidros, plásticos e tampas usadas nos produtos.

“A vacina da Novavax, da qual somos um grande fabricante, precisa desses itens dos Estados Unidos”, afirmou Poonawalla. “Se estamos falando sobre aumentar capacidade no mundo todo, o compartilhamento dessas matérias-primas fundamentais vai se tornar um fator limitante crítico, ninguém conseguiu abordar isso até agora”.

Essas preocupações sobre a interrupção do fornecimento de matéria-prima surgiram depois que o governo de Joe Biden anunciou planos de usar a Lei de Produção de Defesa para aumentar os suprimentos necessários para fabricação das vacinas da Pfizer. Em 2020, o laboratório norte-americano reduziu as metas de produção depois que enfrentou dificuldades para garantir as matérias-primas de que precisava para produzir vacinas em grande escala.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

“Isso é algo que precisaria de alguma discussão com o governo Biden, para explicar a eles que há suficiente para todos”, disse Poonawalla. “Estamos falando sobre ter acesso global gratuito a vacinas, mas, se não conseguirmos as matérias-primas dos Estados Unidos, isso será um sério fator limitante”.

Mesmo sob condições ideais, vacinar 7,8 bilhões de pessoas testaria a delicada coreografia das cadeias de suprimento globais de maneira nunca vista em tempos de paz. Isso porque a produção de uma vacina depende de uma complexa cadeia global de matérias-primas e componentes.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

“Há escassez de matérias-primas, de produtos necessários para a fabricação de vacinas”, frisou Soumya Swaminathan. “É aqui que, mais uma vez, precisamos de um acordo global e coordenação para não proibir as exportações”.

A representante da OMS disse que os parceiros de vacinas da organização, a Federação Internacional de Fabricantes Farmacêuticos e a Rede de Fabricantes de Vacinas dos Países em Desenvolvimento, realizarão reuniões na segunda e terça-feira da próxima semana para discutir essas questões.

Apesar das advertências, Poonawalla disse que o Serum distribuiu nos últimos dois meses 90 milhões de doses da vacina contra Covid-19 da Astrazeneca para 51 países depois que recebeu autorização emergencial dos reguladores indianos no início de janeiro, um ritmo recorde para a empresa.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Indústria Farmacêutica, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS