Boehringer e Google firmam parceria para uso da computação quântica em pesquisa farmacêutica

Boehringer e Google firmam parceria para uso da computação quântica em pesquisa farmacêutica

O laboratório alemão Boehringer Ingelheim anunciou nesta semana ter firmado parceria com o Google Quantum AI com o objetivo de desenvolver pesquisas farmacêuticas utilizando computação quântica, especialmente em simulações de dinâmica molecular.

A nova parceria combina a experiência da Boehringer no desenvolvimento de medicamentos auxiliado por computador com os recursos do Google, um dos maiores desenvolvedores de computadores quânticos e algoritmos. O acordo é o primeiro do gênero entre uma indústria farmacêutica e a gigante californiana. Com duração de três anos, o contrato será implementado em conjunto com o recém-criado Quantum Lab, o laboratório quântico da Boehringer.

“Estamos entusiasmados em unir forças com o Google, empresa líder no que diz respeito à computação quântica”, afirmou em nota o diretor de finanças da Boehringer, Michael Schmelmer. “A computação quântica tem o potencial de acelerar e aprimorar significativamente os processos de P&D em nossa indústria. Mesmo a computação quântica sendo uma tecnologia emergente, estamos convencidos de que ela pode nos ajudar a fornecer medicamentos inovadores a mais pessoas e animais no futuro”, concluiu o executivo.

De acordo com a Boehringer, a parceria faz parte da estratégia de transformação digital da companhia, de forma a alavancar e acelerar o portfólio voltado para o futuro, ampliando as descobertas científicas. A empresa tem aumentando significativamente o investimento em uma ampla gama de tecnologias digitais, abrangendo áreas-chave como inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de dados para entender melhor as doenças, seus condutores e biomarcadores, e terapia digital.

“A modelagem extremamente precisa de sistemas moleculares é considerada uma das aplicações mais naturais e potencialmente transformadoras da computação quântica. Portanto, o Google está animado com a parceria com a Boehringer, para explorar o uso e técnicas para simulações de química quântica. A Boehringer reúne uma equipe impressionante de profissionais de computação quântica e profundo conhecimento das aplicações do mundo real das capacidades farmacêuticas”, salientou chefe de algoritmos quânticos do Google, Ryan Babbush.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://action.metaffiliation.com/trk.php?mclic=P4F77357573123D37)

Os métodos computacionais são uma pedra angular no desenvolvimento de medicamentos inovadores, trazendo contribuições significativas para a melhoria da saúde humana e animal. No entanto, dada a estrutura de seus algoritmos, os computadores modernos são incapazes de resolver muitos dos problemas verdadeiramente complexos que são críticos nos estágios iniciais da pesquisa e desenvolvimento farmacêutico, em especial a análise e modelagem de moléculas associadas aos mecanismos das doenças.

A computação quântica tem o potencial de simular e comparar com precisão moléculas muito maiores do que os sistemas computacionais existentes são capazes de fazer, criando novas oportunidades para a inovação farmacêutica e o tratamento de uma variedade de doenças, destaca a Boehringer.

“Pesquisar e desenvolver terapias inovadoras para doenças com grande necessidade médica ainda não atendida é o objetivo do nosso trabalho na Boehringer”, frisou o responsável pela unidade de inovação da empresa, Michel Pairet. “Com o Google, poderemos aplicar o uso da computação quântica em P&D em biofármacos e, assim, oferecer uma contribuição decisiva para o progresso médico de pacientes em todo o mundo”, concluiu o executivo.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS