Pfizer diz que desde agosto tenta vender 70 milhões de doses ao Brasil

Pfizer diz que desde agosto tenta vender 70 milhões de doses ao Brasil

O laboratório norte-americano Pfizer informou, por meio de nota nesta sexta-feira (8/1), que já encaminhou três propostas para vender 70 milhões de doses da sua vacina ao governo brasileiro com previsão de início de entrega em dezembro. Uma delas foi enviada em agosto de 2020, revelou o R7. Ministro da Saúde criticou exigências da empresa para fechar contrato.

“Pfizer encaminhou três propostas ao governo brasileiro, para uma possível aquisição de 70 milhões de doses de sua vacina, sendo que a primeira proposta foi encaminhada pela companhia em 15 de agosto de 2020 e considerava um quantitativo para entrega a partir de dezembro de 2020”, diz o comunicado da empresa.

Na verdade, a indústria farmacêutica negocia a venda de vacinas com o Brasil desde junho do ano passado, um mês antes de assinar acordo confidencial com cláusulas semelhantes às que foram aceitas pela União Europeia e mais 12 países, apurou o Uol.

Em entrevista concedida ontem (7/1), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, criticou as exigências da Pfizer. Segundo ele, o Governo Federal está negociando com representantes do laboratório suas condições para a aprovação da vacina no Brasil, mas disse que a empresa apresenta “imposições que não encontram amparo na legislação brasileira”.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Dentre essas imposições, o ministro citou o fim da isenção de responsabilização civil por efeitos colaterais da vacinação, a manutenção no Brasil do foro de eventuais julgamentos e a criação de um fundo caução para custear possíveis ações judiciais. “Amanhã (8/1) tem novas reuniões. O que nós queremos é que ela nos dê o tratamento correspondente com nosso país, que ela amenize essas cláusulas. Nós não podemos assinar desta forma”, declarou, segundo o Poder 360.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A Pfizer diz que “não pode comentar detalhes da negociação” por se tratar de um acordo de confidencialidade assinado em julho, “mas afirma que as cláusulas apresentadas ao Governo estão em linha com os acordos fechados em outros países do mundo”, revelou o Uol.

Entre eles, nações da América Latina. “Diversos países já começaram a vacinação, salvando vidas”, diz a indústria farmacêutica, ao citar contratos com a União Europeia (27 países), Estados Unidos, Japão, Israel, Canadá, Reino Unido, Austrália, México, Equador, Chile, Costa Rica, Colômbia e Panamá.

A fabricante norte-americana também reforçou que “a disponibilidade e cronograma de entrega das doses para o País depende da data do fechamento do contrato de fornecimento diante da alta procura por doses e de contratos com outros países ainda em andamento”, conforme o R7.

Pfizer informou ainda que vai produzir, até o final deste ano, cerca de 1,3 bilhão de doses de vacina, em cinco fábricas nos Estados Unidos e na Europa e que continua o processo de submissão contínua de sua vacina junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em um esforço para concretizar acordo com o governo brasileiro.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS