O laboratório suíço Novartis anunciou ontem (14/12) que os testes clínicos do medicamento ruxolitinib não mostraram melhoras em casos graves de Covid-19, revelou a AFP. Esse produto também é comercializado para outras indicações e tem o nome comercial de Jakavi.
Segundo a empresa revelou em comunicado, “o estudo de fase 3 (a última etapa de testes em humanos) não apresentou o resultado esperado de redução do número de internações de pacientes afetados pela Covid-19 com complicações graves (morte, respiração artificial ou cuidados intensivos)”.
“Embora o teste clínico com o ruxolitinib (estudo Ruxcovid) não tenha apresentado os resultados esperados, vamos continuar trabalhando com a comunidade médica para examinar os resultados e entender melhor a Covid-19 e a inibição da Janus quinase (uma família de enzimas)”, afirmou o diretor médico da Novartis, John Tsai, que coordena o desenvolvimento de medicamentos na empresa.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Tsai completou revelando que as pesquisas contra a infecção provocada pelo novo coronavírus irão continuar. “Gostaríamos de agradecer às equipes clínicas da linha de frente em cada um dos locais de teste e às centenas de pacientes que se ofereceram para participar do estudo. Estamos profundamente gratos e continuaremos nossa pesquisa científica dedicada à pandemia global em andamento”.
A Novartis revelou que o fato de o ruxolitinib não servir para melhorar a situação de pacientes de Covid-19 “não incide nos testes em curso sobre outras doenças distintas”.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.