O Laboratório EMS, por meio de sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta (Estado Unidos), obteve a aprovação, pela Food and Drug Administration (FDA), do dispositivo – chamado Genosyl – que é portátil (pode ser usado em casa, sob a supervisão do profissional de saúde) e usa a geração de óxido nítrico inalatório para o tratamento do novo coronavírus (Covid-19).
Com uma tecnologia inovadora, que traz facilidade de manipulação, portabilidade, segurança e qualidade, ele já foi testado na casa de um paciente com Covid-19 tratado com oxigênio via cânula nasal e cuidadosamente monitorado remotamente, evitando hospitalização e suporte respiratório mais intensivo.
“Para a EMS, poder contribuir com nossos produtos em um período tão crítico como esse pelo qual estamos passando mundialmente é o que mais importa. Saber que nossas pesquisas em inovação disruptiva estão cooperando para cuidar da saúde das pessoas no Brasil e também em outras partes do mundo, auxiliando que o sistema de saúde seja menos afetado neste momento, confirma que estamos no caminho certo,”, afirma o presidente do Conselho de Administração do Grupo NC (ao qual a EMS pertence), Carlos Sanchez.
A aplicação do sistema de óxido nítrico inalado sem tanque em casa é primordial durante um período de crise em que leitos e ventiladores do hospital são escassos.
"O tratamento de pacientes em seus domicílios com um sistema sem tanque para fornecer o óxido nítrico inalado representa um novo paradigma no gerenciamento da hipertensão pulmonar", disse o vice-presidente de Assuntos Médicos da Vero Biotech. Michael Gentile.
Leia também: Novos medicamentos ampliam portfólio terapêutico no Brasil
O dispositivo foi lançado em março de 2020 e está sendo fornecido, inicialmente, aos principais hospitais dos Estados Unidos. Posteriormente, a previsão é que o produto seja encaminhado para a avaliação das agências regulatórias da Europa e do Brasil.
EMS no combate ao coronavírus
A EMS está comprometida em contribuir com as autoridades no combate à pandemia de coronavírus. O laboratório está apoiando o Hospital Israelita Albert Einstein na realização de dois estudos clínicos para checar a eficácia do uso de hidroxicloroquina isolada e de hidroxicloroquina associada à azitromicina no tratamento de pacientes voluntários diagnosticados com Covid-19 e com pneumonia moderada ou grave. A empresa está fornecendo os medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina, além de doar até R$ 1 milhão aos projetos de pesquisa.
Além disso, como parte do seu compromisso de zelar pela saúde das pessoas, a companhia decidiu doar R$ 1 milhão ao Governo do Estado de São Paulo, para a aquisição de respiradores, monitores e insumos.
Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.