Covid-19: indústrias farmacêuticas terão que assumir responsabilidade pela segurança da vacina

Covid-19: indústrias farmacêuticas terão que assumir responsabilidade pela segurança da vacina

Algumas indústrias farmacêuticas estão dispostas a emitir um compromisso público para atestar a segurança e eficácia de suas respectivas vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa surgiu em meio à polêmica de que algumas companhias estão buscando isenção de responsabilidade, caso seus potenciais antígenos em desenvolvimento contra o vírus apresentem algum resultado inesperado e indesejado.

Segundo o portal Valor Econômico, a iniciativa está sendo firmada por indústrias como Pfizer, Johnson & Johnson e Moderna, que deverão se comprometer com a adesão de “altos padrões científicos e éticos” na condução de estudos clínicos e nos processos de desenvolvimento e fabricação dos seus potenciais antígenos.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Nesse sentido, fontes revelaram ao jornal que as companhias devem emitir uma declaração pública com a promessa em conjunto ainda na primeira quinzena de setembro de 2020. Esse informativo deverá se juntar a um número crescente de garantias públicas, que têm sido dadas por executivos de indústrias.

“Acreditamos que essa promessa ajudará a garantir a confiança do público nas vacinas para a Covid-19 que estão para ser aprovadas, com a adesão ao rigoroso processo científico e regulatório pelo qual são avaliadas”, irá dizer um trecho do comunicado, segundo o veículo.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Polêmica

A repercussão em torno do assunto surgiu após o Financial Times (FT) apurar que laboratórios produtores de vacinas contra a Covid-19 pressionam a União Europeia por uma isenção de responsabilidade civil para seus membros, caso as vacinas contra o novo coronavírus, que estão sendo desenvolvidas em tempo recorde, deem errado.

Esse lobby das indústrias farmacêuticas vem na esteira de outra pressão global: para que as vacinas estejam disponíveis logo. De governos à população mundial, passando pelo interesse econômico dos próprios laboratórios, há uma corrida pela conclusão rápida de um imunizante contra a Covid-19.

A pandemia reduziu a meses o processo de pesquisa e desenvolvimento de vacinas, que poderia levar anos. Alguns antígenos potenciais já estão na fase três do estágio de testes – a última etapa antes de buscarem os órgãos reguladores para aprovação. Em paralelo, governos em todo o mundo despejaram dinheiro na pesquisa para tentar salvar vidas e prevenir novos lockdowns, que prejudicam a economia e arranham carreiras políticas.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS