Entenda como Lean Manufacturing evita o desperdício no setor farmacêutico

Entenda como Lean Manufacturing evita o desperdício no setor farmacêutico

Conceitualmente falando, Lean Manufacturing é uma cultura de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e a qualidade. Em recente transmissão ao vivo do ICTQ Talk no Instagram, o professor da instituição, Azi Mauricio Guerra, falou sobre a maneira pela qual a implementação dessa filosofia pode gerar impactos no setor farmacêutico, em meio à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Para começar, Guerra abordou um tema que pode causar problemas tanto na indústria como no varejo, a falta de insumos. “Toda matéria-prima vem de um grande paiol, ou melhor, de dois, nesse caso chamam-se China e Índia”, explica. Nesse sentido, o especialista comenta que é preciso, antes de tudo, observar os processos de produção.

“Se uma matéria-prima vem da China, e nós temos toda a premissa de qualificação de fornecedores, muitas vezes, é necessário [no caso da indústria] ir até esses países para qualificar fornecedor, pagar para a Anvisa ir com você [a empresa] para emitir o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Tudo isso são formas incríveis para interagir com os processos, mas, muitas vezes você [o empresário do setor] esquece de entender o seu processo”, ressalta.

O desperdício

Para Guerra, tanto na indústria como no varejo, a falta de matéria prima é um sinal de que há conhecimento dos processos. Nesse sentido, o professor cita quais são as melhores alternativas, no âmbito da cultura de Lean Manufacturing. Para o especialista, o primeiro ponto que precisa ser analisado é referente ao desperdício.

"Em 2000 chegou ao Brasil a difusão mundial do Lean Manufacturing. Foi preciso olhar para uma palavra que poucas pessoas gostavam de falar, desperdício. Desperdício de tempo, transporte, dinheiro, matéria prima, reanálise, existe muito desperdício no seu processo, isso é robusto. O que você precisa fazer é olhar para essa situação e entender a quantificação do desperdício", orienta.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Guerra ressalta que por mais que se tente prever desperdícios, em condições específicas, como no caso da pandemia, há situações que podem ser imprevisíveis. Por isso, ele orienta: "Se você está falando de cadeia logística, principalmente, como no caso da pandemia, em que não vão chegar os produtos, primeiro de tudo é necessário planejamento e conhecimento do seu processo. O empresário do setor precisa entender suas capacidades de máquinas e de execução. É preciso ter conhecimento sobre algo chamado balanceamento de linha, ou seja, se eu tenho uma linha de produção que é formada por quatro etapas, como, por exemplo, fracionamento, mistura, envase e embalagem, todas essas linhas precisam seguir um fluxo contínuo", pontua.

O especialista ainda enfatiza que para esses processos funcionarem é necessário entender uma série de contextos, como alguns que são relacionados às pessoas (funcionários), matéria-prima, aos métodos, condições ambientais e até de temperaturas, por exemplo. Em outro trecho, ele complementa com um conselho para o empresário da indústria farmacêutica: “É preciso conhecer os processos, programar a parte logística da operação, conhecer sua cadeia logística, ter conhecimento de quanto tempo demora, desde quando entra o seu pedido, até quando é fabricado o seu medicamento”.

publicidade inserida(https://www.ephar.com.br/)

O tempo

Segundo Guerra, quando o assunto é Lean Manufacturing, há um fator decisório: “O tempo envolve demanda, envolve a política de estoques da companhia, o transporte". Para exemplificar, o professor cita uma situação em que faltou uma matéria-prima no mercado, mas ele era o único que tinha o insumo: “Nós triplicamos o faturamento da empresa apenas com aquele produto, porque nós tínhamos recebido com três meses de antecedência”.

Por fim, ele ressalta: “Então, é preciso entender as questões que envolvem as políticas de estoque de uma empresa, as políticas de acordos operacionais que são realizadas para o fornecimento de um determinado insumo farmacêutico ativo (IFA), desde o fornecedor até a transformação dele e a chegada à sua companhia, são fatores primordiais. É necessário ter bom senso sobre como essas questões podem afetar o seu mercado”, finaliza. A transmissão completa, com mais dicas sobre Lean Manufacturing, pode ser vista por meio do IGTV do Instagram do ICTQ (assista aqui).

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS