Anvisa cancela registro de medicamentos da Sanofi para transferência de titularidade

Anvisa cancela registro de medicamentos da Sanofi

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro de alguns medicamentos da Sanofi, devido à transferência de titularidade. A medida foi publicada por meio do Diário Oficial da União (D.O.U.), na última quinta-feira (26/03), sendo assinada pelo gerente interino de avaliação de segurança e eficácia de medicamentos, Gustavo Mendes Lima Santos.

Entre os medicamentos citados, estão:

- Cetoprofeno (50 MG CAP DURA CT BL AL PLAS TRANS X 24) e (100 MG COM REV LIB RETARD CT BL AL PLAS TRANS X 20);

- Profenid entérico (200 MG COM REV LIB RETARD CT BL AL PLAS TRANS X 10) e (20 MG/ML SOL OR CT BG PLAS OPC GOT X 20 ML)

- Profenid retard (100 MG PO LIOF SOL INJ CX 50 FA VD TRANS), (50 MG/ML SOL INJ IM CX 6 AMP VD AMB X 2 ML), (20 MG/ML SOL OR CT FR CGT VD AMB X 20 M), (25 MG/G GEL DERM CT BG AL X 30 G), (1 MG/ML XPE CT FR VD AMB X 150 ML + SER DOS) e (150 MG COM REV LIB PROL CT BL AL PLAS TRANS X 10);

- Bi-Profenid (100 MG COM REV LIB RETARD CT BL AL PLAS TRANS X 3); e

- Profenid gotas (200 MG COM REV LIB RETARD CT BL AL/AL X 10).

Vale ressaltar que o cancelamento para troca de titularidade acontece quando a medida visa transferir o registro de um determinado medicamento de uma empresa para outra. De acordo com órgão sanitário, a troca pode ser peticionada, exclusivamente, nos casos de fusão, cisão, incorporação ou sucessão, com ou sem mudança de razão social da companhia, desde que inalterados os requisitos técnicos originais do produto. Os termos e condições necessários à transferência encontram-se na RDC 102/16.

Leia também: Alerta: Anvisa determinou recolhimento de medicamentos com substâncias cancerígenas

Essa Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 102/16) dispõe sobre os procedimentos para a transferência de titularidade de registro de produtos sujeitos à vigilância sanitária; transferência global de responsabilidade sobre ensaio clínico; e atualização de dados cadastrais relativos ao funcionamento e certificação de empresas, em decorrência de operações societárias ou comerciais.

Para o procedimento de troca de titularidade de medicamentos,  insumos farmacêuticos ativos, cosméticos, saneantes, produtos para a saúde e alimentos, a RDC 102/16 estabelece no artigo 26 que as petições de transferência e de cancelamento de registro deverão ser concomitantemente protocolizadas junto à Anvisa, respectivamente pelas empresas, sucessora e sucedida, no prazo de até 180 dias.

É importante ressaltar que o cancelamento é temporário, pois, de acordo com a Anvisa: “A validade do registro no novo processo é a mesma do processo anterior, independente da data de publicação da transferência de titularidade”.

Para conferir o documento na íntegra e os respectivos números de registros, confira a RE publicada no D.O.U. aqui.  Em nota oficial à equipe de jornalismo do ICTQ, a Sanofi explicou que o novo registro para transferêcia de titualidade já foi feito. Portanto, a situação já foi regularizada. Confira a atualização aqui.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Indústria Farmacêutica, ANVISA

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS