Na última quinta-feira (18/03), a farmacêutica Eurofarma fechou um acordo de compra com a Hypera de um portfólio de doze medicamentos isentos de prescrição (MIPs), com o intuito de expandir seu mercado em países da América Latina, sendo eles: Argentina, Colômbia, Equador, México, Panamá e Peru. O valor da negociação foi de US$ 161 milhões (mais de R$ 805 milhões).
“O movimento está em linha com o plano estratégico da organização, com o objetivo da Eurofarma em tornar-se um competidor regional relevante, e com a meta das receitas internacionais representarem 30% até 2022. Adicionalmente, contribui para a ampliação do portfólio exclusivo da companhia, já que alguns produtos estão protegidos por patente”, informou a empresa em comunicado à imprensa.
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Contudo, a Hypera reiterou, por meio de informação divulgada à imprensa, que o contrato está sujeito às condições precedentes, que incluem sua recente negociação com a Takeda, em que a empresa farmacêutica brasileira adquiriu um portfólio com 18 MIPs da companhia japonesa na América Latina, por um total de US$ 825 milhões (mais de R$ 4 bilhões). A operação foi realizada em 02 de março de 2020, incluindo produtos já consagrados no mercado, como Neosaldina e Dramin.
"A operação está alinhada com a estratégia da companhia de focar no mercado farmacêutico brasileiro", diz o comunicado da Hypera, que ainda não divulgou quais os medicamentos que fazem parte do portfólio do acordo firmado com a Eurofarma.
No entanto, segundo matéria divulgada no próprio portal da Eurofarma, nesta quinta-feira (19/03), o portfólio dos medicamentos comprados pela farmacêutica inclui, justamente, os recentes ativos que a Hypera adquiriu da Takeda.
“A aquisição está alinhada à nossa estratégia de expansão internacional por meio de aquisições e, também, é um grande passo para ter uma plataforma robusta no México, o segundo maior mercado da região”, disse a vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios da empresa, Maria Del Pilar Muñoz.
Ainda de acordo com a informação, o principal alvo da companhia farmacêutica é, justamente, o México, pois, o mercado naquele país responde por 95% das vendas do portfólio adquirido. Em território mexicano, o acordo prevê que a Eurofarma absorverá, além da linha de medicamentos, parte da equipe comercial da Takeda, que é composta por cerca de 80 funcionários.
Segundo matéria publicada no jornal Valor Econômico, uma fonte, que não teve o nome revelado, contou que a negociação de compra do portfólio de doze medicamentos teve início na mesma época em que a Hypera fazia a oferta pelos MIPs da Takeda. “Os bancos já ofereciam esse acordo. Eles [Eurofarma] não queriam comprar a operação no Brasil e queriam costurar um acordo com o vencedor”, disse o informante.
Vale destacar que a Eurofarma está em mais de vinte países da América Latina. Atualmente, seu faturamento é de R$ 5,4 bilhões, sendo que a operação internacional representa 17% dessa receita.
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