Farmacêuticos e chef de cozinha se unem em farmácia-bistrô de comida saudável

Farmacêuticos e chef de cozinha se unem em farmácia-bistrô de comida saudável

Os irmãos Elena e Marco Cecchini, proprietários de uma farmácia na cidade de Aprilia, a 48 km de Roma, na Itália, se juntaram ao chef italiano Niko Romito e resolveram montar anexo ao estabelecimento um bistrô de comida saudável, o Farmacia Alimentare, inaugurado na semana passada, revelaram a Forbes e a Gazeta do Povo.

Nunca a frase do filósofo grego e considerado ‘pai da medicina’ Hipócrates foi tão apropriada a um projeto – “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” – como o que reuniu os proprietários da Farmacia Alimentare, da qual também faz parte o nutricionista Ferdinando A. Giannone.

O bistrô funciona contíguo à farmácia de Elena e Marco. É um local único. Um restaurante em que é possível comer de maneira saudável – cada prato traz uma etiqueta que indica os seus benefícios – e ter a oportunidade de saborear, por preços módicos, as criações do chef italiano Niko Romito, que já conquistou três estrelas do aclamado Guia Michelin.

“A Farmacia Alimentare é, acima de tudo, uma mudança, uma sensação de liberdade. Antes desse projeto, sempre via a comida como uma privação. Com este projeto, a alimentação se tornou uma oportunidade”, afirmou à revista Forbes Elena Cecchini.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

A farmácia que a Família Cecchini administra há quatro anos continua funcionando. Lá, eles permanecem vendendo os fármacos que ainda são necessários, mas agora com a Farmacia Alimentare, clientes saudáveis ​​e com patologias podem comer alimentos elaborados pelo chef Romito e estudados pelo nutricionista Ferdinando Giannone.

Na Itália, a relação entre farmacêutico e cliente é estreita. Em um país onde a saúde é uma instituição pública, a prevenção é uma grande parte da gestão da saúde. E o profissional de Farmácia desempenha um papel fundamental nisso. Já a alimentação é uma tradição enraizada na cultura italiana. Associar as duas coisas foi um passo além, dizem os criadores do farmácia-bistrô.

“A ideia da Farmacia Alimentare surge da consciência de que muitos de nossos pacientes dependem de tratamentos farmacológicos para várias patologias que muitas vezes podem ser ajudados e apoiados por um estilo de vida saudável que inclui aconselhamento dietético adequado”, salientou à Forbes Marco Cecchini. Mas os irmãos buscaram oferecer produtos gastronômicos que abrangessem toda a comunidade, não só para pessoas com problemas de saúde.

No menu do Farmacia Alimentare há de tudo um pouco – abobrinhas e verduras marinadas (couve-flor, cebola, rabanete, cenoura e erva-doce), salada-russa com maionese de amêndoas e berinjela à parmegiana sem lactose. Há também carnes, roast-beef, peixes e frangos. Cereais e legumes biológicos, doces, pizzas e até hambúrguer. Tudo estudado detalhadamente para fortalecer o sistema imunológico e ainda oferecer propostas deliciosas para quem sofre de hipertensão e diabetes. Mas um detalhe foge à tradição italiana: não é permitido vinho ou qualquer bebida alcoólica.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A experiência de Romito tem sido na criação e execução de pratos do mais alto nível, mas ele também acumulou experiência na área da saúde. “A Farmacia Alimentare é um projeto que responde aos valores que eu realmente gosto e que venho tentando levar adiante há anos. Estamos cada vez mais nos tornando conscientes, em nível global, de que os alimentos e o seu processamento serão um ativo estratégico para a solução de uma série de problemas de saúde e ambientais, e fundamental para uma boa qualidade de vida”, revelou o chef à Forbes.

“A iniciativa foi brilhante. Unir o conhecimento de terapias medicamentosas à alimentação saudável é incrível”, entusiasma-se o farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

“A qualidade da saúde está diretamente proporcional à nossa alimentação. Então, alimentar-se bem, com produtos que podem ajudar a prevenir doenças e condições clínicas será sempre um bom pedido. Ressaltando a farmácia como um estabelecimento de saúde, é uma ótima oportunidade de o paciente ter dicas e orientações com o seu farmacêutico”.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS