De origem humilde, o casal de farmacêuticos, Roberto Bergamo, 43 anos, e Tatiana Bergamo, 42 anos, vislumbrou no mercado de suplementos alimentares uma oportunidade de mudar de vida. No início dos anos 2000, eles começaram um trabalho que resultou, atualmente, em uma rede de franquias que faturou, apenas em 2019, R$ 1,5 milhão.
Aos 19 anos, Bergamo era auxiliar de limpeza na Fundação para o Remédio Popular (Furp), empresa que pertence ao Governo do Estado de São Paulo. Com o passar dos anos, ele foi promovido a outros cargos na fundação, chegando a exercer a função de inspetor de qualidade. Com 23 anos, ele conheceu sua futura esposa, Tatiana, que era estagiária no local, estudante de Farmácia. A partir daí, a história de ambos começa.
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Ela o incentivou a cursar Farmácia, e mesmo com muitas dificuldades, usando seu salário praticamente todo para arcar com as despesas da faculdade, Bergamo se formou. Logo após, ele deixou de ser funcionário da Furp para atuar como supervisor de produção em uma indústria farmacêutica da iniciativa privada.
Com o passar dos anos, o casal constituiu família e passou a observar o mercado de suplementos naturais, que, no início dos anos 2000, tinha seu potencial pouco explorado pela indústria farmacêutica. Foi em 2014, que eles abandonaram seus respectivos cargos para dar início ao sonho de ter um negócio próprio. Nesse momento, nasceu a Benattus.
Com um investimento inicial de R$ 1,2 milhão, a fábrica do casal foi inaugurada em 600m², em Itararé (SP). No local, eles começaram a produzir produtos à base de Ômega 3, que, atualmente, é extremamente consumido nas farmácias.
Na época, o casal de farmacêuticos distribuía os suplementos para farmácias e casas de produtos naturais. Entretanto, ao visitar os estabelecimentos para realizar vendas, Bergamo percebeu que havia um erro na forma como os itens eram expostos, pois, segundo ele, muitas vezes eram colocados com outras mercadorias comuns, não gerando interesse nas pessoas que buscavam cuidar da saúde.
A partir dessa percepção, em 2017, eles resolveram montar uma loja própria, que nasceria destinada a se tornar uma franquia. A primeira unidade foi inaugurada em 2018, na mesma cidade da fábrica. Um ano depois, o segundo ponto, já sendo como franqueado, abriu as portas na cidade de Itapeva, interior de São Paulo.
De acordo com Bergamo, nos dias de hoje, dos 2500 produtos comercializados nas redes de franquias, 150 são de marca própria. “Atualmente, 70 a 80% do faturamento vêm de marca própria, mas temos parceiros de pequeno e médio porte selecionados que vendem nas nossas lojas. Já fizemos esse mapeamento em diversas regiões do país", disse ele, em entrevista ao Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
Segundo o empreendedor, apenas até o primeiro semestre deste ano, mais dez lojas da marca deverão entrar em operação. O farmacêutico ainda explica que identifica como foco de expansão, por enquanto, as regiões Sul e o Sudeste. Entretanto, ele garante que mais propostas com interesse nas franquias estão sendo analisadas por eles.
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