Em fevereiro de 2020, o Comando da Aeronáutica abrirá inscrições para o processo seletivo de convocação e incorporação de voluntários. Para farmacêuticos estão disponíveis 60 vagas. Além disso, também há possibilidades para dentistas, médicos e veterinários. O cadastro para quem deseja participar estará disponível entre três e 17 do mesmo mês.
As oportunidades para farmacêuticos estão distribuídas nas seguintes áreas: Farmácia Industrial; Manipulação e Farmácia Oncológica; Farmácia Hospitalar; e Farmácia Bioquímica. Há vagas para os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Manaus, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Goiás, Santa Catarina e São Paulo.
Leia também: Concurso farmacêutico: confira todos os editais abertos do Brasil
Os aprovados no processo, após serem incorporados em seus respectivos postos, passarão a receber uma remuneração de aspirante oficial, que chega, segundo a tabela dos soldados militares das Forças Armadas, a R$ 6.993,00. No entanto, vale ressaltar que, as oportunidades propõem um período de contratação temporária de prestação de serviço para 2020, ou seja, não são permanentes.
Para realizar a inscrição, os candidatos devem ficar atentos aos documentos necessários e para as condições de participação, pois, para cada área de atuação, o profissional deverá apresentar a comprovação de qualificação e especialização em determinados cursos.
De acordo com o edital, para os candidatos que desejam participar do processo para a área de Farmácia Bioquímica é necessária a apresentação do diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Farmácia, em nível de graduação ou com habilitação em Farmácia e Bioquímica na área de Análises Clínicas; ou pós-graduação lato sensu em Análises Clínicas, fornecido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); e registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF).
Já para a área de Manipulação e Farmácia Oncológica, o profissional deverá apresentar o diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Farmácia, em nível de graduação, fornecido por uma instituição de ensino credenciada pelo MEC. Para ser reconhecido como especialista em Farmácia Oncológica, o farmacêutico deverá atender a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:
- Título de especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo);
- Residência na área de oncologia;
- Ser egresso de programa de pós-graduação latu sensu reconhecido pelo MEC relacionado a área de oncologia; ou
- Possuir três anos ou mais de atuação na área de oncologia, devendo ser comprovado por carteira de trabalho (CTPS) ou declaração do serviço com a descrição das atividades e do período (Resolução CFF 640, de 27 de abril de 2017), e registro no CRF.
No caso de Farmácia Industrial, o candidato terá que apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Farmácia, em nível de graduação ou habilitação em Farmácia Industrial; ou pós-graduação lato sensu na área de Farmácia Industrial, fornecido por instituição de ensino credenciada pelo MEC e registro no CRF.
Por fim, para Farmácia Hospitalar, o candidato deverá apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Farmácia, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo MEC. Para ser reconhecido como especialista em Farmácia Hospitalar, o profissional farmacêutico deverá atender a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:
- Título de especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH);
- Residência na área de farmácia hospitalar ou no segmento multiprofissional realizada, necessariamente, em ambiente hospitalar; e
- Ser egresso de programa de pós-graduação latu sensu (com, no mínimo, 360 horas) reconhecido pelo MEC, relacionado à área de farmácia hospitalar; e registro no CRF.
A partir da data de abertura, as inscrições estarão disponíveis por meio do site da organização do processo seletivo (confira aqui).
Leia também: 40 vagas: farmacêuticos podem ganhar mais de R$ 5,2 mil
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.