Governo de SP anuncia concurso com mais de 5.500 vagas, mas apenas 6 para farmacêuticos

Governo de SP anuncia concurso com mais de 5.500 vagas, mas apenas 6 para farmacêuticos

O Governo do Estado de São Paulo, que funciona sob a gestão de João Doria, anunciou que, no decorrer deste ano, abrirá seis vagas para 2º tenente farmacêutico, 5.400 para soldados de 2ª classe, 130 de alunos oficiais, 41 para médicos e duas para 2º tenente veterinário.

No âmbito da Segurança Pública, a função do farmacêutico militar é essencial. Ele é o profissional responsável pelas seguintes funções: Dispensação ambulatorial (distribuição e manipulação de medicamentos para os soldados); desinfestação ambiental (em caso de solicitação do Exército); material de intendência; operações militares (acompanhamento das tropas); ações de defesa civil e saúde pública (assistência em calamidades públicas); laudos técnicos (análise de medicamentos); análise da água consumida; e ação hospitalar (nutrição parental e farmácia clínica).

Vale ressaltar que, em recente entrevista ao jornal Bom dia São Paulo, da rede Globo, Doria disse que pretende realizar novos concursos para a Segurança Pública. De acordo com ele, essa é uma das prioridades do seu Governo, ao todo, o gestor deseja preencher um quadro de 21 mil vagas divididas entre as polícias Militar e Civil.

"Vamos, obviamente, aumentar o efetivo da Polícia Militar abrindo novos concursos. Já faz tempo que a PM não abre novos concursos. Temos um contingenciamento de 13 mil policiais militares e oito mil policiais civis. Então, também vamos prestigiar a Polícia Civil, contratando e recolocando nas delegacias os delegados, os assistentes e os escrivães", informou.

É importante destacar que apesar do número grande de vagas que o Governo de São Paulo pretende abrir para profissionais de segurança ser de extrema importância para a população, a presença de farmacêuticos na pasta também auxilia bastante na excelência dos serviços prestados à sociedade.

Por isso, espera-se que, para os próximos concursos, o número de vagas para farmacêuticos seja maior. Para os profissionais interessados nas oportunidades disponibilizadas no anúncio deste ano, o salário médio inicial para o cargo de 2º tenente farmacêutico da PM é de R$ 6.314, 26. Os seis aprovados deverão dar início aos trabalhos em 2021.

Entretanto, de acordo com a Secretaria de Comunicação do órgão estadual, as inscrições ainda não estão abertas. O próximo passo será, justamente, a abertura do edital para que os interessados possam se cadastrar e confirmar a data de realização das provas.

Governo de SP e mais polêmicas na saúde

Em 20 de dezembro de 2019, durante uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES), servidores e usuários do  Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/AIDS, que é referência mundial no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, discutiram o desmembramento da unidade de saúde.

Segundo informação divulgada no portal Brasil 247, trabalhadores do Centro (incluindo farmacêuticos) receberam a notícia sobre o desmembramento por meio de um comunicado oficial emitido pela SES.  Foi então que, servidores e usuários da unidade solicitaram um encontro com o chefe da pasta, José Henrique Germann Ferreira, que não teria aceitado receber o grupo.

Ainda de acordo com a informação do veículo, apenas quando a deputada estadual Érika Hilton (Bancada Ativista-PSOL) os acompanhou é que o eles foram recebidos pelo chefe de gabinete da secretaria, Eduardo Alex Barbin, e pela assessora parlamentar do órgão estadual, Ana Patrícia Carletto.

“O CRT é referência nacional e internacional no tratamento e combate ao HIV-AIDS. Então, [na unidade] não faltam medicamento e os pacientes têm um atendimento preciso, além de um núcleo de pesquisa e estudos com a participação dos usuários. O desmembramento desse serviço, além de enfraquecer o atendimento, vai tirar o orçamento do controle do CRT”, explicou Érica ao portal.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 911, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS