Após falhas, Ministério da Saúde troca 42 mil canetas de insulina distribuídas no Brasil

O Ministério da Saúde determinou a substituição de canetas de insulina reutilizáveis distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que apresentaram falhas. Ao todo, já foram trocadas 42 mil unidades do produto, que é essencial para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 1.

A decisão de substituição ocorreu após relatos de falhas mecânicas e quebras no material fornecido pela empresa GlobalX. As queixas começaram a chegar das secretarias estaduais de Saúde nas últimas semanas, com comentários de médicos que se avolumaram nas próprias redes sociais do ministério.

Queixas se acumulam contra caneta de insulina

 A pasta chegou a fazer um vídeo instrutivo de como operar a caneta para as trocas das doses de insulina, mas os comentários na publicação acusam justamente as falhas do produto ou de dificuldades de uso.

“A caneta é muito frágil e muitas já precisaram ser trocadas. Além do risco para pacientes que usam dois tipos de insulinas. Não acredito que houve alguma vantagem”, afirmou, por exemplo, a farmacêutica Marcela Ramos na postagem.

Vários enfermeiros, médicos e usuários classificaram a caneta como “horrível”, sob a alegação de que o produto “quebra fácil”. Eles temem que as canetas causem descompensação glicêmica em pacientes. Segundo relatos, o dispositivo pode falhar sem que o usuário perceba, levando à aplicação incorreta ou apenas parcial da dose de insulina.

“A maioria é idosa, com pouca instrução, e mora sozinha. Esse público precisa de segurança e praticidade. Essa caneta tem representado mais risco do que benefício”, afirmou a farmacêutica Letícia Andrade Teixeira.

Técnicos relataram dificuldade de encaixe do carpule, vazamentos e rompimentos dos dispositivos. As unidades devolvidas são inspecionadas para apurar a origem dos problemas e definir medidas corretivas.

O modelo reutilizável começou a ser distribuído neste ano, substituindo o tipo descartável. Quase 3 milhões de canetas já foram entregues em todo o país, e a previsão é encerrar o ano com 4,5 milhões de unidades distribuídas.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://ictq.com.br/farmacia-clinica/4610-farmaceutico-deve-orientar-pacientes-sobre-o-uso-de-psicotropicos-e-seguranca-no-transito)

Fabricante promete melhorias no dispositivo

O Ministério da Saúde informou ao Metrópoles que cobrou da empresa melhorias nas canetas e pontuou que fará levantamentos periódicos sobre as peças que precisam de reposição.

Em nota à Folha de S.Paulo, a GlobalX afirmou que apenas 1,5% das unidades apresentou defeitos. A empresa declarou ter doado mais 1,4 milhão de canetas e manter diálogo com a pasta para promover ajustes no produto.

Entre as mudanças avaliadas, estão a transparência no suporte do carpule, a substituição do sistema de trava por rosca e a inserção de etiquetas de diferenciação entre as insulinas NPH, usada para manutenção, e regular, para uso após as refeições. Como a caneta não diferencia as duas doses, vários pacientes estavam usando o dispositivo para apenas uma delas, para evitar confusões.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

Contatos

WhatsApp: (11) 97216-0740
E-mail: faleconosco@ictq.com.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a quinta-feira: das 08h às 17h
Sexta-feira: das 08h às 16h (exceto feriados)

Quero me matricular:
CLIQUE AQUI

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - 5º andar - Centro - Anápolis/GO 

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS