Sabe aquele remédio de algum tratamento que sobra na sua casa? Pois é, em Cariacica, ele não sobra mais. Desde agosto deste ano, as farmácias do Pronto Atendimento de Alto Lage e a Farmácia Central passaram a realizar o fracionamento de medicamentos para os pacientes. A prática, ainda recente, já está mostrando resultados positivos no município.
O projeto tem como objetivo disponibilizar medicamentos em doses individualizadas, de acordo com a prescrição médica e as necessidades específicas de cada paciente. A iniciativa busca evitar o desperdício, economizar recursos públicos, promover o uso racional dos medicamentos e prevenir a automedicação.
“Antes, o cidadão levava sua receita à farmácia do município e recebia a quantidade total de medicamentos para fazer o tratamento em casa. Na maioria das vezes, sobrava. Agora, ele leva apenas o necessário, conforme a prescrição médica, evitando que uma nova doença seja mascarada ou que o remédio seja repassado para outra pessoa”, explica Rosana Carrareto Moraes Palma, gerente da Assistência Farmacêutica do município.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Rosana acredita que o fracionamento de medicamentos tem potencial para se tornar uma prática rotineira e eficaz, trazendo inúmeros benefícios para a saúde pública e servindo como modelo para outras cidades.
“Além disso, o fracionamento também ajuda a enfrentar desafios como o impacto ambiental e os riscos de intoxicação por medicamentos, eliminando doses desnecessárias, entre outras questões”, complementa a gerente.
O impacto positivo do projeto vai além de Cariacica. A iniciativa concorreu no Programa de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde (PROFAF) 2024, na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes, ficando em segundo lugar.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias