12 crianças vão parar na UPA após ingerirem medicamento controlado

12 crianças vão parar na UPA após ingerirem medicamento controlado

Crianças foram atendidas na UPA do 2º Distrito de Rio Branco.

Doze estudantes, cujas idades variam entre 10 e 12 anos, foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco na manhã do dia 7 de dezembro, após ingerirem medicamentos controlados na escola. Segundo informações da unidade de saúde, uma aluna trouxe para a sala de aula medicamentos da avó destinados a duas colegas que estariam enfrentando problemas de insônia.

As duas crianças teriam consumido metade de um comprimido, enquanto o restante foi distribuído entre os demais alunos. Essas informações foram corroboradas por uma administradora de radiologia presente na sala de atendimento da UPA e pela direção da própria unidade de saúde.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A direção do hospital informou que os estudantes ingeriram zolpidem e sertralina, resultando em um "estado de letargia devido ao uso da medicação". Após receberem atendimento na emergência pediátrica, foram medicados, permaneceram algumas horas em observação e, posteriormente, receberam alta.

A farmacêutica e conselheira federal de Farmácia pelo Acre, Isabela Sobrinho, analisa com certa preocupação o aumento de casos de crianças e adolescentes fazendo uso dessas medicações sem supervisão dos pais e sem a devida prescrição de profissional habilitado. “É importante que o farmacêutico seja consultado e inserido nas políticas públicas sobre a conscientização do uso racional de qualquer medicamento. Como profissional da saúde, me preocupo com a falta de orientação que as nossas crianças e adolescentes têm com relação aos medicamentos. Precisamos ampliar o debate nas escolas, em casa e na sociedade”, destaca a conselheira federal.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/3328-pos-graduacao-farmacia-clinica-e-prescricao-farmaceutica)

Isabela explica que esses medicamentos são capazes de agir no Sistema Nervoso Central (SNC) e possuem propriedades sedativas, relaxantes e anticonvulsivantes. “Nossos jovens precisam entender que medicamento é coisa séria e, se usado sem a devida prescrição e supervisão, pode trazer sérios riscos. O que preocupa é o risco de dependência. Quanto maiores forem o tempo de uso e as doses, maiores serão as chances de tolerância aos medicamentos e os sintomas da sua retirada. Tanto as crianças como os idosos são mais propensos à manifestação de efeitos adversos”, analisa.

Consciente do seu papel fundamental como farmacêutica, Isabela conta que já iniciou o debate com escolas para ampliar a conscientização e a informação entre os jovens e adolescentes. “Em maio de 2023, iniciei um projeto de diálogo com os nossos estudantes, onde fiz uma palestra sobre automedicação na Escola Pública Estadual Humberto Soares, em Rio Branco, e pude constatar que a falta de informações sobre os medicamentos é um grave problema de saúde pública”.

Zolpidem e sertralina são medicamentos considerados bem tolerados, seguros e eficazes quando usados em doses adequadas e pelo menor tempo possível. No entanto, como qualquer fármaco, podem apresentar efeitos colaterais, sendo os mais comuns a letargia, o cansaço, a sedação, a sonolência e as alterações da capacidade motora. “Em caso de dúvida, consulte sempre o farmacêutico”, finaliza Isabela Sobrinho.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Veja mais materias sobre:

Medicamentos

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS