A Pfizer e outras farmacêuticas trabalham em testes com versões atualizadas da vacina contra Covid-19 que sejam capazes de conter a EG.5.
Uma versão atualizada da vacina da Pfizer contra a Covid-19, atualmente em testes em camundongos, demonstrou ser eficaz contra a variante EG.5 do coronavírus (Eris), informou a farmacêutica em comunicado divulgado nessa quinta-feira (17/8).
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias
A EG.5 é uma linhagem descendente de XBB.1.9.2, que tem o mesmo perfil de pico de aminoácidos que a XBB.1.5. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a nova cepa como uma variante de interesse, indicando que ela deve ser monitorada com mais atenção.
A Eris já foi identificada em mais de 50 países, incluindo Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão, Canadá e Reino Unido. O Brasil registrou o primeiro caso de EG.5 nessa quinta-feira (17/8). A paciente é uma mulher de 71 anos, residente de São Paulo.
Outras vacinas em teste
Outras farmacêuticas, como a Moderna e a Novavax, também trabalham em versões atualizadas de suas vacinas para combater as variantes emergentes.
Elas têm como foco as linhagens derivadas da XBB.1.5. A sub-linhagem da Ômicron foi responsável pelo aumento de casos de Covid-19 no mundo entre o fim de 2022 e início de 2023.
Dados iniciais de um estudo da Moderna também sinalizaram que uma versão atualizada da vacina da farmacêutica é eficaz na proteção de humanos contra a EG.5.
A empresa informou, nessa quinta-feira, esperar que a vacina esteja disponível para aplicação nas próximas semanas — ela deve ser usada antes do início do outono no hemisfério Norte. A fórmula ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores de saúde.
Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas