Coronavírus: novo aplicativo envia resultados dos testes da Covid-19

Coronavírus: novo aplicativo envia resultados dos testes da Covid-19

Em decorrência da pandemia pelo coronavírus (Covid-19), há um consequente confinamento social, necessário para conter a rápida propagação da doença no Brasil. Assim, o meio digital é o mais acessado para a busca de informações. Por conta isso, tanto o Ministério da Saúde, como outro players do segmento lançam aplicativos para disponibilizar conteúdo relevante e até resultado de dos testes da Covid-19.

O Ministério da Saúde lançou o aplicativo ‘Coronavírus – SUS’, que funciona como uma espécie de triagem virtual. A ideia é oferecer uma fonte confiável de informações oficiais sobre o Covid-19, orientando usuários a procurar (ou não) um serviço de saúde a partir de informações pessoais fornecidas pelo doente.

Apesar de os usuários reclamarem de algumas falhas no App no início desta semana, o Ministério da Saúde afirmou, em nota, que a indisponibilidade das funcionalidades foi temporária e já foi solucionada. A pasta afirmou também que a plataforma está sendo monitorada permanentemente para "garantir o acesso a todo o cidadão sobre cuidados e informações relacionadas ao coronavírus".

Aplicativo para resultado dos testes

Foi lançado, também, o primeiro aplicativo para smartphones para que o cidadão possa receber, gratuitamente, os resultados dos testes da Covid-19.

O aplicativo - Saúde Online – está sendo disponibilizado para ao Ministério da Saúde e servirá para a divulgação dos resultados, tanto dos testes feitos de sangue, soro ou plasma, como para os testes rápidos feitos a partir de amostras retiradas, por meio de cotonete, do nariz e da garganta, autorizados para produzir no Brasil.

Os kits liberados pela Anvisa para a produção no País têm resultados rápidos para que as pessoas possam fazer e começar imediatamente o isolamento.

O App é uma funcionalidade do Sistema Brasileiro de Farmácias (Sibrafar), que é um portal de dispensação de receitas eletrônicas das farmácias brasileiras.]

Leia também: Nova lei obriga prescrição médica eletrônica no Brasil

“O mais importante é que os resultados podem ser disponibilizados para o Ministério da Saúde e a Anvisa. Os dados são georeferenciados, mostrando os resultados por localidades, permitindo, assim, ter um “hot point” da pandemia”, afirma o CEO da Nextcorp (empresa produtora do aplicativo), Marcelo Ferraz.

A solução oferecida à Anvisa será muito utilizada no momento em que houver a liberação para realizar os testes em farmácias – resolução que está próxima a acontecer.

Segundo Ferraz, atualmente, a rede de farmácias brasileiras gira em torno de 85 mil unidades, com 120 mil farmacêuticos: “É um exército a favor da saúde, apto a realizar o manejo dos pacientes suspeitos”, afirma o CEO.

Como funciona o App

Para ter acesso ao App, basta entrar nas lojas de aplicativos – APP Store e Google Play – baixar o Saúde Online e cadastrar os dados pessoais e o CPF.

Na farmácia, o paciente apresenta o CPF e o farmacêutico realiza o exame da Covid-19. Na sequência, o farmacêutico insere o resultado na plataforma Sibrafar, já em uso por farmácias brasileiras, que enviará o aviso do resultado para o App Saúde Online.

Do outro lado do balcão, o farmacêutico que desejar prestar este serviço, precisa entrar no App Sibrafar, fazer o seu cadastro, que será autenticado pelo CFF, e terá seu acesso liberado para inserir os resultados no Saúde Online.

“Já estamos assistindo o movimento de grandes farmacêuticas, como a Roche, que conseguiu nos Estados Unidos a aprovação de um teste automatizado que detecta casos de coronavírus de forma mais rápida, e que pode ser comprado por órgãos públicos ou por redes de saúde privada, como as farmácias” , finaliza Ferraz.

 

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, ANVISA, ministerio da saúde

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS