AFINAL, PODE BEBER DEPOIS DA VACINA?

AFINAL, PODE BEBER DEPOIS DA VACINA?

Frente a tantos casos de Covid-19 nos últimos tempos, parece até jocoso fazer a pergunta: “é possível beber depois da vacina?”...oras....o mais esperado seria a preocupação de que a pessoa já estaria ou não imunizada...a dúvida do álcool seria cômica se não fosse trágica!

O Brasil completou, em 17 de janeiro, um ano da primeira aplicação da vacina contra Covid-19. Já são mais de 148 milhões de pessoas com o esquema vacinal completo (69,4% da população). É possível que nunca tenha se falado tanto sobre vacina/vacinação na história, e no meio de tantas dúvidas, voltamos àquela que o brasileiro quer mesmo saber: “Posso beber depois de tomar a vacina?". A afirmação é de um levantamento do Google, obtido com exclusividade pelo Portal G1, sobre as buscas mais realizadas desde o início da campanha de imunização no País.

Segundo o levantamento, o interesse na questão foi tão grande que a frase foi 36% mais pesquisada que a segunda dúvida mais popular sobre o imunizante, que é “Qual a melhor vacina?”. Completam o top 10 das perguntas mais buscadas sobre vacina no Brasil nos últimos 12 meses:

  • “Onde tomar vacina?”; “Onde tem vacina?”;
  • “Quando vou ser vacinado?”;
  • “O que é logradouro?”;
  • “Qual a melhor vacina para Covid?”;
  • “O que são imunossuprimidos?”;
  • “O que é comorbidade?”; e
  • “Qual a vacina da Fiocruz?”.

Mas, afinal, pode ou não pode beber após tomar vacina? O professor do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, PhD em Farmacologia, Thiago de Melo, fala que é comum se observar uma certa preocupação com a saúde com relação ao álcool, porém o interessante é que não são os malefícios dele que mais chamam a atenção e, sim, curiosamente, as possíveis interações que existem entre medicamentos e álcool ou vacinas e álcool, justificando até a pergunta mais realizada no Google em relação à área de saúde. Segundo Melo, parece impressionante, mas as pessoas estavam mesmo preocupadas se podiam ingerir bebida alcoólica após o uso das vacinas.

“Não há nenhum trabalho, nenhum estudo, nenhuma evidência de que o álcool diminua a resposta vacinal, no entanto, como passamos por uma fase chamada de farmacovigilância, em que devemos observar os sinais e sintomas que os pacientes apresentam após a vacina, se ele fez ingestão de álcool e desenvolve um enjoo, nós não vamos conseguir saber se esse efeito colateral é da vacina ou do próprio álcool”, explica o professor.

Portanto, com relação à observação dos efeitos colaterais, não convém associar a vacina ao álcool. Além disso, uma chance de indisposição e desidratação podem ser aumentadas como o álcool, fazendo com que seu uso não seja sugerido. “Agora, respondendo de uma forma mais aguda, não existe comprometimento das respostas de imunidade nem celular ou humoral”, sentencia Melo.

Receba nossas notícias por e-mail:Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias

Álcool e medicamentos

O álcool é uma substância solúvel, o que o faz acessar rapidamente a corrente sanguínea, passando por vários órgãos e afetando, em especial, o fígado. De acordo com publicação do UOL/Viva Bem, os medicamentos, que são divididos por classes, como antibióticos, anti-inflamatórios e antidepressivos, por exemplo, quando chegam ao organismo são transformados em outras moléculas, que atuam no combate ao diagnóstico. Contudo, grande parte dos medicamentos sofre ação de enzimas no fígado, onde o álcool tem ação direta e é metabolizado. Assim, outras substâncias que dependem do fígado para funcionar, como alguns medicamentos, também sofrem alteração em seu metabolismo.

“Cada classe de medicamentos tem uma substância ativa, que tem uma realidade com o álcool. Existem situações em que o álcool não interfere em nada na resposta, e outras que podem potencializar, ou até diminuir efeitos dos medicamentos. Em relação a antibióticos, um chamado metronidazol, por exemplo, em caso de interação com bebida alcoólica, pode potencializar a ressaca”, destaca Melo.

Em geral, a sabedoria popular é categórica quando o assunto é álcool e antibióticos, principalmente. Se beber, o efeito do medicamento será cortado. O professor do ICTQ, ressalta, porém, que isso raramente acontece. “Na verdade, o que não queremos é somar os efeitos colaterais do álcool associados aos antibióticos”, afirma.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/pos-graduacao-em-farmacia-clinica-e-prescricao-farmaceutica-2-46a)

Segundo o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), a interação de álcool com anti-hipertensivos deve ser evitada. A mistura de bebida alcoólica com substâncias, como o atenolol, pode ter efeitos aditivos em diminuir a pressão arterial. O indivíduo pode sentir dor de cabeça, tonturas, vertigens, desmaios e/ou alterações no pulso ou frequência cardíaca. Esses efeitos secundários são mais susceptíveis de serem vistos no início do tratamento, após um aumento da dose, ou quando o tratamento é reiniciado depois de uma interrupção.

“Em relação a anti-hipertensivos, o álcool pode aumentar ainda a chance de hipotensão - a chamada ‘pressão baixa’, podendo facilitar quedas, fraturas, principalmente de pacientes idosos”, alerta o professor.

Uma interação muito relevante é a potencialização do efeito depressor do sistema nervoso central (SNC) do álcool por ansiolíticos, hipnóticos e sedativos. A depressão resultante dessa interação pode causar até a morte por falência cardiovascular, depressão respiratória ou grave hipotermia.

“No caso de substâncias que deprimem o SNC, como o famoso rivotril, clonazepam, midazolam, elas podem ter os efeitos potencializados se interagirem com álcool e aumentar a chance de sonolência e até induzir a um quadro de anestesia geral de uma forma mais rápida, evoluindo, inclusive, para coma e depressão respiratória. Isso é o comum que o álcool promove em relação à potencialização de respostas”, conta Melo.

O professor lembrou da morte da cantora norte-americana Whitney Houston, resultado da combinação de álcool, Xanax e outras drogas de prescrição que ela vinha tomando. No Brasil, uma dose de uísque e um tranquilizante rivotril para dormir foi a mistura que levou o sertanejo Luciano - da dupla com Zezé Di Camargo, à internação na UTI, em 2011.

“Esses casos acontecem e, infelizmente, não são registrados como tal, dando uma ideia de que é um evento raro, mas precisamos ter uma cautela sobre a sucessão de álcool com medicamentos”, garante o professor.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia Clínica, Aplicação de Vacinas, vacina

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS