Medicamento para hipertensão reduz risco de morte em pacientes com Covid-19

Medicamento para hipertensão reduz risco de morte em pacientes com Covid-19

Pesquisa da American Heart Association (AHA) relacionou o tratamento da hipertensão a uma diminuição da inflamação da infecção causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), revelou o Viva Bem – Uol. O estudo foi publicado na revista Hypertension, da AHA, e constatou que algumas medicações reduziram em 33% o risco de intubação ou morte do paciente.

Os pesquisadores associaram o tratamento da hipertensão arterial com medicamentos da classe dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECAs), uma classe comumente utilizada no Brasil, a uma diminuição da hiperinflamação relacionada à infecção pelo SARS-CoV-2, assim como uma melhor resposta antiviral das células.

Eles analisaram, por 16 semanas, quase 2 milhões de hipertensos, entre 18 e 80 anos, nos bancos de dados do Sistema Nacional de Dados de Saúde da França. A comparação foi feita com três classes de medicamentos: inibidores de enzimas de conversão da angiotensina (IECA), como perindopril (34%) e ramipril (32%); bloqueadores do receptor da angiotensina (BRA); e bloqueadores dos canais de cálcio (CCB).

Os cientistas observaram uma melhor resposta à infecção da Covid-19 nos pacientes que se submetiam ao tratamento com IECA. Na análise principal, estes e os medicamentos BRA foram associados a uma diminuição de 26% no risco de hospitalização, comparados aos bloqueadores CCB. Os dois também foram relacionados a uma diminuição de 33% do risco de intubação ou morte. Comparando pacientes que usavam IECA E BRA, os medicados com IECA tinham um risco 13% menor de hospitalização e 17% mais baixo de intubação ou morte.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

O estudo da AHA confirma os resultados observados em outra pesquisa, na qual um grupo de cientistas alemães publicou um artigo no periódico Nature Biotechnology, mostrando que os IECAs conferiam maior proteção do que outras medicações anti-hipertensivas em pacientes hipertensos com Covid-19. Esse estudo aponta para benefícios específicos dos IECAs, como preservação do endotélio (camada interna dos casos sanguíneos), redução da inflamação das artérias e aumento da resposta antiviral, ao contrário dos BRAs, que retardam a eliminação do vírus.

Embora sejam necessários mais dados para aprofundar a relação do tratamento da hipertensão com a redução do risco de morte em casos de Covid-19, a pesquisa reforça indícios já vistos em outros estudos recentes, conforme destaca o médico cardiologista responsável pelo ambulatório de Hipertensão Resistente e Cardiometabolismo do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Emilton Lima Jr.

“A principal mensagem que vem se consolidando é que o sistema que regula a manutenção da pressão arterial e o balanço hídrico e de sódio no organismo tem um papel importante na modulação dos processos inflamatórios sistêmicos”, afirmou o Lima Jr. ao Viva Bem.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Farmácia Clínica, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS