Farmacêutico envia áudio à família antes de ser intubado e falecer de Covid-19

Farmacêutico envia áudio à família antes de ser intubado e falecer de Covid-19

O farmacêutico Raimundo Nonato Martins, 56 anos, enviou uma mensagem em áudio à esposa antes de ser intubado no Hospital de Campanha João Claudino Fernandes, no Piauí, local em que faleceu vítima do novo coronavírus (Covid-19), em 5 de janeiro de 2021.

A mensagem tem sido bastante compartilhada nas redes sociais e gerado grande comoção. No áudio, Martins, já com dificuldades para respirar, se despede da esposa, Eline Barbosa, e pede que ela cuide dos três filhos do casal.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo Eline, mesmo após receber a mensagem de despedida, a família acreditava na recuperação do farmacêutico. "Nós, a família, ainda estamos aceitando, aos poucos. Porque foi muito triste, muito difícil e a gente não esperava. Ele era muito preocupado com os filhos, com a família. Quem conheceu ele sabe”, revelou ela, em matéria publicada no G1.

Já o primo de Martins, José Neto, revelou ao veículo que o farmacêutico trabalhou em meio à pandemia na farmácia que pertencia a ele, no bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina (PI), local em que mantinha o seu estabelecimento há 30 anos.

“Ele fazia os atendimentos normalmente, porque era novo, tinha 56 anos, sem comorbidades. Ele não tinha nenhum problema de saúde. Quando ele descobriu que estava com Covid-19, nem estava com sintomas, estava fazendo exames por precaução”, relatou ao G1.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Momento da mensagem

Ainda de acordo com as informações, Martins ficou internado por 12 dias na unidade de saúde, apresentando sintomas leves de Covid-19. Contudo, seu quadro piorou e o farmacêutico começou a apresentar dificuldades para respirar. Por isso, os médicos optaram por intubar o farmacêutico. Então, naquele momento, antes de ser sedado para o procedimento, ele enviou o áudio à esposa. Confia a mensagem na íntegra e ouça o áudio logo abaixo:

“Minha filha [se referindo à esposa], estou sendo intubado e a esperança é muito pequena, entendeu? Então, eu quero pedir para você que tome conta dos meninos, cuide direitinho deles, cuide das coisas direito, o que for preciso, eu acho que a situação aqui complicou”, inicia o farmacêutico.

Ele continua: “Estava esperando que chegasse um dia melhor, que estivesse melhor do meu quadro, mas estou sempre piorando e, nos últimos dois dias, piorou mais, pois, o cansaço aumentou e não estou mais conseguindo. Seu companheiro parece que não vai mais voltar para vocês”, explica.

Por fim, Martins se despede: “Deixo um abraço para vocês todos. E que você tenha paciência, lutei e estou lutando até a última hora, mas cheguei a um ponto que eu acho que é o final, quem sabe é Deus, mas eu quero deixar bem claro que faça o possível para resolver as coisas direitinho, ajeitar documentação, pois, o que eu posso fazer? Não tenho mais nada para fazer. Tudo que eu queria era voltar pra vocês, mas estou vendo que não tem mais jeito, com vida, não. Se eu puder ajudar de outra forma, não sei, mas aqui perdi a esperança. Que Deus abençoe vocês. Cuide de vocês, porque enquanto ele me deu permissão, eu cuidei. Quero que vocês se cuidem. Não se preocupe, não somos eternos, quem é eterno é Deus. Obrigado, que Deus tome de conta, amém”, encerra.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmacêutico, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS