Cientistas da Northwestern University Medicine, de Chicago, nos Estados Unidos, concluíram que a pneumonia por Covid-19 causa mais danos ao organismo do que a pneumonia comum, revelou o site Notícias ao Minuto, de Portugal.
Segundo os pesquisadores, bactérias ou vírus como a gripe que causam pneumonia podem espalhar-se por grandes regiões do pulmão em poucas horas. Nesse tipo de pneumonia, os agentes geralmente podem ser controlados por antibióticos ou pelo sistema imunológico nos primeiros dias da doença.
Já o novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela Covid-19, não infecta rapidamente grandes regiões do pulmão como outros vírus. Em vez disso, instala-se em várias pequenas áreas do órgão. Ele então sequestra as próprias células imunológicas dos pulmões e as usa para se espalhar por todo o pulmão durante um período de vários dias ou mesmo semanas, “como diversos pontos de incêndios que se espalham em uma floresta”, descreveu a Northwestern University num comunicado.
Como a infecção se move lentamente pelo pulmão, ela deixa danos em seu rastro e continuamente alimenta a febre, pressão arterial baixa e danos aos rins, cérebro, coração e outros órgãos. As complicações graves da Covid-19 em comparação com outras pneumonias podem estar relacionadas com o longo curso da doença, disseram os autores da pesquisa.
De acordo com a Northwestern University, este é o primeiro estudo no qual os cientistas analisaram células imunológicas dos pulmões de pacientes com pneumonia da Covid-19 de maneira sistemática e as compararam com células de pacientes com pneumonia de outros vírus ou bactérias.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Como resultado da análise detalhada, os pesquisadores identificaram alvos críticos para tratar a pneumonia por SARS-CoV-2 e diminuir os seus danos. Os alvos são as células imunológicas – macrófagos e células T. O estudo sugere que os macrófagos – células normalmente encarregadas de proteger o pulmão – podem ser infectados pelo vírus e contribuir para disseminar a infecção pelo pulmão.
A rede de serviços de saúde sem fins lucrativos Northwestern Medicine, ligada à Northwestern University, revelou que irá testar um medicamento experimental para tratar esses alvos em pacientes com pneumonia de Covid-19 em um ensaio clínico neste ano. O medicamento a ser testado acalma a resposta inflamatória das células imunológicas, permitindo assim o início do processo de reparação no pulmão lesado.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.